TAP quer voltar a operar com 90% da capacidade no Brasil e aumentar ofertas para Belém
CEO da empresa aérea esteve na capital paraense para participar do Círio e falou sobre as novas operações previstas para 2023

A frequência de voos do trajeto Belém-Lisboa poderá crescer, conforme adiantou a CEO da TAP Air Portugal, Christine Ourmières-Widener, em entrevista exclusiva ao Grupo Liberal. Na cidade pela primeira vez para participar do Círio de Nazaré, a representante da companhia, que é a única a ofertar voos diretos de Belém para a Europa, aproveitou para conhecer o destino e a festa religiosa. Com a demanda consistente e em pleno crescimento após a pandemia da covid-19, a intenção é reforçar todos os voos para o Brasil, incluindo os de Belém.
Christine falou sobre a importância da capital paraense para o turismo amazônico e destacou que existe demanda para o aumento da frequência de voos locais. Apenas de janeiro a agosto deste ano, foram cerca de 20 mil passageiros no trecho, o que ela considera uma "ótima performance". A ideia é passar de três voos por semana para quatro ou talvez cinco.
VEJA MAIS
"Vim para o Círio e pela cidade, ela é muito importante para o Brasil e o Brasil é muito importante para a TAP. Acho que é essencial que eu conheça o destino e, com a procissão, tive essa oportunidade de vir e entender a cultura e a região. Vi muito pouco até agora, mas é bem impressionante. Estamos conhecendo a comida, a arte, a história, e acho que Belém é um destino incrível, mas não muito conhecido. Precisamos promover mais, porque hoje voamos três vezes por semana no trajeto Belém-Lisboa, e estamos trabalhando para aumentar essa capacidade", enfatizou.
A CEO não descartou a criação de novos voos para cidades do Norte, mas disse que a maior estratégia é fortalecer a atuação da empresa nas cidades onde já opera, por isso o destaque a Belém. "Nós já voamos para Recife, Natal, Fortaleza, Maceió, e fomos contatados por muitos aeroportos diferentes, mas nada está definido ainda. Estamos investindo em Belém. Somos a única companhia internacional que faz essa viagem para a Europa, querendo manter esse mercado. Ainda não confirmamos a nossa escala de verão, mas podemos dizer que vamos aumentar a demanda".
Outra novidade é relançar o "Stop Over", programa que permitia que passageiros de Belém-Lisboa possam ficar no Porto durante cinco dias sem pagar nova passagem. Agora, no relançamento da modalidade, a estadia será estendida para 10 dias. Segundo a representante da companhia aérea, este é um produto muito competitivo e atrativo e que tem tido muito sucesso. Dessa forma, os turistas podem passar mais dias em Portugal.
Brasil
A TAP já voltou a atuar com 85% de sua capacidade nos voos para o Brasil e pretende chegar a 90% até o final do ano. Christine diz que essa foi uma boa decisão a ser tomada, porque a demanda existe e não há sinais de nova infecção pela pandemia até o final de 2022, em sua opinião.
"Estamos planejando e temos a ideia de reforçar todos os nossos destinos para o Brasil, inclusive em Belém. A demanda para a capital é consistente, e o que vemos depois da pandemia é que está maior. Todos os nossos voos estão cheios para os destinos do Brasil e de Belém, tanto para lazer como para trabalho. E essas pessoas querem viajar de novo. Isso vale para todos os 11 destinos que temos no país e que vêm direto de Lisboa. Eles são muito bem sucedidos, então existe uma grande demanda e em 2022 foi bem forte", comentou a CEO da TAP.
Embora veja as peculiaridades da região amazônica como atrativos para quem vem de fora, Christine avalia que deve haver mais investimentos por parte do governo do Pará e do Brasil. Para incentivar o turismo local, a companhia trabalha na criação de um plano com ações e promoções, respeitando os diferenciais do Norte, cujo foco é a criação de conteúdo e o investimento em parcerias, inclusive com jornais.
"Temos que definir mais o que é Belém e por que Belém, falar dos atributos da cidade, a história, a cultura, falar mais da Amazônia e de Belém para as pessoas voando pela Europa. Queremos ser parte disso. Um projeto de marketing tem potencial, mas o governo precisa fazer mais. Eu acho que o potencial é enorme, as pessoas querem ver e experimentar, por isso precisamos promover mais a região e a cidade", opinou. Mesmo sendo os destinos de maiores distâncias em voos diretos operados pela TAP, segundo ela, as viagens para o Brasil têm deixado os passageiros satisfeitos por serem eficientes.
Reconhecimento
A TAP Air Portugal foi eleita a companhia aérea europeia líder para a América do Sul na mais recente edição dos World Travel Awards. O evento, considerado como o Oscar do turismo mundial, marca um importante passo de reconhecimento para a empresa, que já ganha o título pela oitava vez. Com 29 edições, o prêmio, atribuído desde 1993, tem o objetivo de reconhecer e celebrar a excelência em todos os setores de atividade da indústria global de viagens e turismo.
De acordo com Christine Ourmières-Widener, “estas distinções internacionais, referentes a mercados muito importantes para a companhia, são o reconhecimento de um forte trabalho de recuperação que todos na TAP têm vindo a realizar. Além de serem um incentivo, ajudam-nos também a definir e a melhorar continuamente o serviço de excelência que pretendemos oferecer aos nossos clientes, com ênfase na simpatia e na arte de bem receber portuguesas”, disse.
Nomeada entre algumas das mais reconhecidas transportadoras aéreas, a TAP foi eleita através de um processo de votação online, majoritariamente por profissionais da área de turismo e viagens, designadamente agentes de viagens, operadores e organizações de turismo, oriundos de mais de 100 países, bem como pelo público em geral.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA