MENU

BUSCA

Rui Costa: juros para empréstimo consignado de pensionistas do INSS deve ficar abaixo de 2%

Equipe do governo busca índice que seja rentável e atrativo também para bancos

O Liberal

O ministro Rui Costa, da Casa Civil, afirmou em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, nesta terça-feira (21), que a taxa de juros do empréstimo consignado para pensionistas do INSS deve ficar abaixo de 2%. A Casa Civil e os ministérios da Fazenda, do Trabalho e da Previdência estão em busca de um número que seja inferior a 2,14% - que é o que os bancos estavam praticando -, ouvindo o mercado, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica.

De acordo com Costa, a taxa será superior a 1,7%, valor abaixo do qual conceder o empréstimo não seria rentável para Banco do Brasil e Caixa, segundo os próprios bancos. A decisão final sobre o tema deve ser tomada até a próxima terça-feira (28), quando o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) deve se reunir.

Redução de teto de juros pela CNPS serve de alerta

Em 13 de março, o CNPS aprovou a redução do teto dos juros do empréstimo consignado convencional de 2,14% ao mês para 1,70%, o que levou várias instituições financeiras, incluindo Banco do Brasil e Caixa Econômica, a suspender a oferta de linhas de crédito para pensionistas do INSS.

VEJA MAIS

TRT, INSS e TRE fazem mutirão em 14 municípios do Pará; veja locais e serviços oferecidos
Ações itinerantes vão percorrer Marajó e região Nordeste do Pará

Segurados enfrentam desafio para agendar perícias médicas no INSS
Advogado afirma que beneficiário pode esperar até três semanas por exame

Governo decide elevar valor dos juros do consignado para aposentados do INSS
O novo valor deverá ser referendado em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) na terça-feira (28) da outra semana

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alegou que a redução do teto dos juros poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado, considerando os altos custos de captação.

Economia