MENU

BUSCA

Governo decide elevar valor dos juros do consignado para aposentados do INSS

O novo valor deverá ser referendado em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) na terça-feira (28) da outra semana

O Liberal

Em uma reunião de ministros realizada nesta segunda-feira (20), o governo federal decidiu elevar o valor dos juros do consignado para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão vem após um impasse gerado na semana passada, quando o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) reduziu as taxas máximas de juros dessa modalidade de 2,14% para 1,70%.

VEJA MAIS

Segurados enfrentam desafio para agendar perícias médicas no INSS
Advogado afirma que beneficiário pode esperar até três semanas por exame

Mais de 30 mil paraenses aguardam por perícias médicas do INSS
O dado foi obtido a partir da informação divulgada pelo Instituto, de que, no Estado, há 346 pessoas na fila para cada 100 mil habitantes e da estimativa do IBGE, que aponta a população do Pará como algo em torno de 9 milhões de habitantes

Bancos suspendem linhas de crédito consignado para aposentados do INSS
Medida vem após redução de taxa de juros por parte do órgão

Os bancos, especialmente os bancos privados, que são responsáveis pela grande maioria desses empréstimos, consideraram o valor inviável e suspenderam os consignados nessa modalidade. A situação levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a ordenar uma solução para o problema, sem intervenção externa, isto é, do Congresso ou do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na reunião desta segunda-feira ficou acertado que o valor dos juros será aumentado, mas não deve chegar aos 2,14% anteriores. Participaram da reunião os ministros Carlos Lupi (Previdência), Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil).

A nova taxa será discutida com os bancos públicos, que respondem por 11% dos empréstimos consignados. O novo valor deverá ser referendado em reunião do CNPS na terça-feira (28) da outra semana.

Economia