CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto 'Declare Certo' ajuda contribuintes de Belém; confira dicas para declarar o Imposto de Renda

Capitaneado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Pará, ação também comemorou os 100 anos do Imposto de Renda no Brasil

O Liberal
fonte

Belém recebeu, neste domingo (16), o projeto “Declare Certo 2023”, que teve como objetivo tirar dúvidas do público sobre a Declaração do Imposto de Renda, e, também, comemorar os 100 anos do Imposto de Renda no Brasil. A ação, que ocorreu na Praça da República, também contou com apoio do Sebrae e da Receita Federal, e atendeu mais de 100 contribuintes, durante toda a manhã. Confira também dicas para realizar a declaração do Imposto de Renda sem susto!

A ação foi realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Pará (Sescon-PA) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).

“O principal objetivo do Conselho Regional de Contabilidade do Pará é orientar a população sobre como preencher a declaração de forma correta, sem correr o risco de cair na malha fina”, declarou o vice-presidente de Registro do CRC, Rodrigo Cavalcante. 

VEJA MAIS

image Campanha 'Declare Certo' leva informações aos contribuintes sobre Imposto de Renda 2023
A expectativa do SESCON-PA é reunir profissionais da Contabilidade para fazer um trabalho social, no domingo, 16 de abril, na praça da República.

image No Pará, 282 mil pessoas já declararam o imposto de renda
Valor representa cerca de 33,5% do total que a Receita Federal espera para 2023

image Imposto de Renda: maioria dos deputados é a favor do aumento da faixa de isenção para R$ 5 mil
O projeto mais avançado do governo sobre o tema trata da elevação do piso de isenção do IR, a partir de maio, para quem ganha até R$ 2.112

Além dos documentos passíveis de declaração, os contribuintes que estiveram na praça também receberam auxílio para o correto preenchimento da declaração e, em caso mais graves, a indicação para procurar um profissional habilitado. “Estamos orientando também que o contribuinte, seja ele grande ou pequeno, não deixe para fazer a declaração no final do prazo, que, este ano, segue até 31 de maio”, observou a presidente do Sescon-PA, Nelma Lemos. 

O "Declare Certo 2023" promoveu, ainda, a disseminação da informação de que é possível destinar uma parte do Imposto de Renda de Pessoa Física para projetos sociais. Nesse caso, até 6% do imposto devido pode ser direcionado para os fundos municipais, estaduais ou federais. “É uma forma de trabalharmos, também, o nosso braço social”, frisou o diretor da Fenacon, Mário Gusmão. 

“É fundamental, para nós, participarmos de eventos que promovem a cidadania através da ação voluntária da classe contábil paraense. Estamos felizes em poder atender a população em geral, principalmente aqueles que vão declarar pela primeira vez ou aqueles que não possuem condições financeiras para consultar um profissional do mercado”, completou Rodrigo Cavalcante.

A estudante universitária Ludmila Freitas passou pelo estande do projeto e tirou algumas dúvidas. “É sempre bom estarmos atualizados sobre essas questões, até porque sempre tem alguém da família que precisa de ajuda”, pontuou. 

Veja dicas para a hora de fazer a declaração de Imposto de Renda

Reúna todos os documentos necessários

Antes de começar a declaração, é importante reunir todos os documentos necessários, como informes de rendimentos recebidos dos empregadores, contratantes de serviços, ex-empregador para quem foi desligado da empresa em 2022, informe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aposentados e aluguéis recebidos e informes de rendimentos bancários.

Faça a declaração transparente

A transparência é a chave para não cair na malha fina da Receita Federal. É importante declarar todos os seus ativos, inclusive os não tradicionais, como criptomoedas e NFTs. Além disso, mantenha sempre em dia comprovantes de despesas médicas, com instrução e educação, doações e pensões pagas, tanto do declarante quanto dos dependentes.

Indique corretamente as despesas médicas

As despesas médicas são um dos principais problemas nas declarações anuais. É importante indicar corretamente as procedências, documento hábil da despesa, comprovante de pagamento e a indicação do beneficiário (se o próprio declarante ou dependente) e a previsão legal.

Fique atento ao prazo

Quanto mais cedo a declaração for entregue, melhor, pois você se livra logo e tem a vantagem de pagar em uma única parcela, com desconto, ou parcelar. Quem se atrasa fica sujeito a duas multas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA