Pescado fica mais barato em março, mas acumula alta no trimestre

Em março, as maiores quedas foram na dourada, gurijuba e a pescada gó

Redação Integrada

A maioria das espécies de pescado vendidas nos supermercados da capital paraense teve queda de preço em março, na comparação com fevereiro, segundo uma pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Nas espécies vendidas inteiras, a maior retração foi verificada na dourada (-19,52%), seguida da gurijuba (-7,93%) e a pescada gó (-3,42%). Por outro lado, ficaram mais caros a pescada amarela (2,19%) e o camurim (1,88%).

Entre as espécies que são vendidas em postas os maiores recuos foram da dourada (-21,48%) e gurijuba (-7,44%), enquando as altas ficaram com a pescada amarela (0,40%) e filhote (0,04%). Nos filés, a maior queda foi na dourada (-16,31%) e no salmão (-1,23%), e a maior alta foi na pescada amarela sem pele (5,91%). O quilo da pescada amarela sem cabeça teve alta de 1,92% em março.

Mesmo com a queda observada no mês passado, o Dieese mostrou que grande parte do pescado comercializado em supermercados de Belém teve alta de preço no primeiro trimestre deste ano. Entre os vendidos inteiros, o destaque foi da pescada amarela (27,95%), seguida da pescada gó (24,70%) e da gurijuba (4,86%), enquanto tiveram recuo a dourada (-22,37%) e o camurim (-1,78%).

Dos pescados comercializados em postas nos supermercados da capital, os maiores reajustes foram do filhote (41,36%), seguido da pescada amarela (22,87%) e da gurijuba (6,26%). A queda mais significativa foi no preço da dourada (-23,67%). Entre os tipos de pescados comercializados de forma filetada, a maior alta foi no filé de pescada amarela sem pele (29,54%), seguido do filé de filhote (23,99%) e do filé de salmão (2,03%), enquanto a queda mais significativa foi no preço do filé de dourada (-26,78%).

Já o quilo da pescada amarela sem cabeça comercializada nos supermercados da Grande Belém apresentou alta de 22,84% no primeiro trimestre deste ano.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA