Mais de 50 mil ainda não entregaram a declaração do imposto de propriedade rural no Pará
Prazo termina daqui a duas semanas. Das mais de 93 mil declarações de ITR 2022 aguardadas no Estado, 40 mil foram apresentadas à Receita Federal

Em duas semanas termina o prazo para entrega das declarações do Imposto Territorial Rural (DITR-2022). Até o momento, 40.181 donos de imóveis rurais prestaram contas com a Receita Federal no Pará, onde a expectativa é de receber entre 93.632 e 101.095 declarações até a data limite, 30 de setembro. Isso significa que mais de 50 mil DITRs ainda precisam ser entregues no estado.
Em todo o país, 3.443.029 milhões de contribuintes já enviaram a declaração ao fisco federal, sendo que 135.965 foram entregues na 2ª Região Fiscal, composta pelo Pará e outros cinco estados: Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima.
São obrigados a apresentar a DITR todos os proprietários, titulares do domínio útil ou possuidores a qualquer título do imóvel rural. Para isso, é preciso elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal e transmiti-la pela Internet.
VEJA MAIS
O valor do imposto pode ser pago em até 4 quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50,00. Imposto de valor inferior a R$ 100,00 deve ser pago em quota única e a quota única ou a 1ª quota deve ser paga até o último dia do prazo para a apresentação da DITR.
A Receita Federal alerta que quem não apresentar a declaração no prazo está sujeito à multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.
Ainda de acordo com o órgão, Diversas instituições de Ensino Superior possuem o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF em parceria com a Receita Federal e estão prestando orientações para o preenchimento e entrega da DITR, de forma virtual e gratuita para a sociedade.
A Receita Federal também tem uma área de perguntas e respostas do ITR2022 em seu site, onde é possível obter mais informações sobre esse imposto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA