Grupo de estudos da UFPA oferta curso sobre sistemas fotovoltaicos

Aulas serão realizadas em março deste ano e são destinadas a engenheiros, eletricistas e eletrotécnicos

Fadesp / Divulgação

O Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está com inscrições abertas para o curso Sistemas Fotovoltaicos Ligados à Rede (SFCR). A formação é destinada a engenheiros, eletricistas e eletrotécnicos. As aulas serão realizadas em março deste ano.

O curso tem carga horária de 20h e será ministrado pelo professor Wilson Negrão Macêdo, doutor em Energia (USP) e coordenador do Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do GEDAE/UFPA. O ministrante também é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (INCT-EREEA) e do Grupo de Pesquisa em Inovação, Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis - GPIDATS - IDSM-OS.

O conteúdo é formado por Fundamentos e Aplicações da Engergia Fotovoltaica, Conceitos Básicos sobre Sistemas Fotovoltaicos Ligados à Rede, Características de Sistemas Interligados, Formas de Integração Predial, Exemplos de Aplicações, Figuras de Mérito para Avaliação do Desempenho do SFCRs, projeto de SFCRs Aplicados a Micro e Mini Geração Distribuída, Recomendações de Segurança e Manutenção de SFCRs e Regulamentação de SFCRs no Brasil: Resolução Normativa 482/2012.

As aulas serão realizadas no período de 11 a 15 de março, das 14h às 18h, no laboratório do GEDAE. Os quatro primeiros dias serão dedicados à aula teórica e quinto à aula prática, com visita técnica.

Como é autofinanciável, o curso exige investimento de R$ 1.200 de profissionais e R$ 600 de estudantes. O valor inclui material didático. Para se inscrever e obter mais informações, o interessado deve ligar para os telefones (91) 3201-7229 e (91) 99288-9008 ou enviar email para camila.ara06@gmail.com.

Economia