Governo institui selo Indígenas do Brasil para certificação de produtos de origem étnica

certificação se aplica exclusivamente a atividades realizadas por povos originários

O Liberal
fonte

O governo brasileiro anunciou a criação do selo Indígenas do Brasil, uma certificação destinada a identificar a origem étnica de produtos produzidos por pessoas físicas ou jurídicas indígenas. A medida, estabelecida por portaria conjunta dos Ministérios do Povos Indígenas, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, juntamente com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (5).

A certificação do selo Indígenas do Brasil se aplica exclusivamente a atividades realizadas por povos originários, englobando produção extrativista e de artesanato. A concessão do selo está vinculada à obtenção do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf). Para obter a certificação, é necessário solicitar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, sendo a anuência da comunidade indígena ou entidade representativa requisito fundamental.

image Selo instituído para produtos de povos originários (Divulgação)

VEJA MAIS

image Ufopa abre Processo Seletivo Especial com 194 vagas para indígenas e quilombolas
As inscrições vão de 10 a 24 de janeiro, por meio de formulário online

image Ibama combate apreende mais de uma tonelada de pesca e caça ilegal no Vale do Javari
Pescado apreendido foi destinado às comunidades indígenas que habitam o Vale onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips morreram

A solicitação deve ser formalizada por meio de reunião registrada em ata, incluindo a lista dos produtos a serem identificados, descrição sucinta dos processos produtivos utilizados, a relação de produtores requerentes indicando o(s) povo(s) ao(s) qual(is) pertence(m), e uma declaração de conformidade com as legislações ambiental e indigenista vigentes, conforme estabelecido na portaria conjunta.

A anuência da comunidade indígena ou entidade representativa é crucial para a emissão do documento, garantindo que os processos de produção respeitem as normativas ambientais e indígenas em vigor.

A solicitação para o uso do selo será gratuita, e os ministérios envolvidos promoverão a divulgação e fomento da iniciativa. Todas as informações necessárias, incluindo atos normativos, orientações e formulários, serão disponibilizadas nas páginas na internet dos ministérios, juntamente com a lista das comunidades indígenas, pessoas físicas e jurídicas credenciadas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA