CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Estudantes baixa renda poderão ter isenção na taxa de emissão de passaporte

Projeto de lei foi aprovado pelo Senado e segue para votação na Câmara dos Deputados

Emilly Melo

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou, nesta terça-feira (15), o projeto de lei que isenta a taxa de emissão do passaporte para estudantes comprovadamente de baixa renda e que tenham como objetivo projetos de pesquisa ou extensão em outros países. 

VEJA MAIS

image Robótica educacional: o que é, como funciona e qual a importância no processo de aprendizagem
Metodologia ajuda o estudante a desenvolver habilidades como raciocínio lógico e criatividade

image Prefeito Daniel anuncia início do pagamento do auxílio de R$ 100 aos estudantes de Ananindeua
Benefício concedido dentro do projeto Pacto pela Permanência com Sucesso tem como objetivo incentivar a manutenção da matrícula e permanência dos alunos nas escolas municipais

A votação foi feita em caráter terminativo no Senado, sendo assim, a aprovação pelos senadores em plenário não será necessária. A primeira rodada de votação aconteceu há pouco mais de dois anos na Comissão de Educação. Mas para que se torne lei, a Câmara dos Deputados precisará analisar

Em 2019, o senador Veneziano Vital do Rego (PSB-PB) apresentou a proposta com a justificativa de que é importante a experiência de ensino internacional para os estudantes brasileiros, como forma de promover um “salto na qualidade da educação” no país.

O objetivo é reduzir os elevados custos de saída do país para aqueles que irão realizar atividades acadêmicas no exterior. 

Inicialmente, o texto original determinava que o benefício fosse concedido para todos os estudantes que solicitassem a isenção para fins de estudo e pesquisa. No entanto, nesta terça-feira (15), o relator senador Rogério Carvalho (PT-SE) acrescentou a regra apenas para estudantes que comprovem situação de vulnerabilidade econômica

Carvalho destacou o dever constitucional do Estado em promover acesso à educação. Ele ressaltou que “o intercâmbio de conhecimentos e de experiências acadêmicas é bastante saudável tanto para os indivíduos quanto para as instituições de ensino e para os países envolvidos no processo”.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA