Encontro debate desafios do setor de combustíveis e apresenta novas tecnologias em Belém
Evento ocorre na Estação das Docas a partir desta quarta-feira (26)
Nos dias 26 e 27 de outubro, Belém sediará o XVII Encontro de Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniência do Norte do Brasil.
O evento irá contar com a participação do presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), James Thorp Neto.
O evento é promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Lojas de Conveniência do Estado do Pará (Sindicombustíveis-PA) e demais sindicatos da região e ocorrerá na Estação das Docas, com debates, palestras e exposições.
Esta é a 5ª vez que o encontro é realizado em Belém e a abertura oficial inicia às 18h do dia 26.
Na opinião do presidente da entidade, José Carlos da Silva, esta integração é importante para discutir o mercado, leis e perspectivas de negócios, além da troca de conhecimentos, especialmente na área da tecnologia. A expectativa é de três mil pessoas nos dois dias de programação.
"Temos desde equipamentos e softwares para postos até dispositivos de autoatendimento para lojas de conveniências. É uma oportunidade para ver o que há de novo para melhorar a nossa vida e a do cliente, bem como refletir sobre os desafios e demandas que podemos superar juntos", afirma.
Importância do setor
O vice-presidente, Mário Melo, acredita que o fato de os revendedores de combustíveis serem considerados vilões dos preços da gasolina tem sido amenizado com as recentes reduções na cobrança de impostos sobre o produto, especialmente o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Ele, assim como a entidade, defendem a atual política dolarizada da Petrobras, conhecida como Preço de Paridade Internacional e advogam por uma baixa intervenção do governo nas diretrizes econômicas da empresa. Outro ponto defendido pela entidade é a equalização do ICMS em todo o Brasil, especialmente por considerarem a alíquota cobrada no Pará muito alta.
"Somos a ponta da cadeia, que lida diretamente com o consumidor. Nem tudo que é ruim ou de dificuldade é culpa nossa. Todo mundo perde com um ICMS muito alto, pois na medida que o imposto do estado vizinho é menor, nós não temos como competir. O caminhoneiro abastece no Tocantins para evitar abastecer aqui. Se for a mesma alíquota para todo mundo, elimina essa guerra fiscal", diz. O tema será debatido na palestra "Liberdade de preços X intervenção estatal: Qual o papel do Estado na precificação dos combustíveis?", que abre o segundo dia do Encontro, às 9h.
SERVIÇO:
Data: 26 e 27 de outubro de 2022
Onde: Estação das Docas (Av. Mal. Hermes, S/N - Campina, Belém - PA, 66010-020)
Inscrições: (91) 3224-5742 | 3241-4473 | 98157-9870 ou pelo e-mail: secretaria@sindicombustiveis-pa.com.br
Valor para não associados: R$100
Programação: www.sindicombustiveis-pa.com.br
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA