Comissão do Senado aprova criação do Desenrola e limite de juros rotativos do cartão de crédito
Projeto foi aprovado poucos dias antes da data limite para vencimento da MP que deu início ao programa Desenrola. Matéria segue agora para votação do plenário

A poucos dias do prazo limite de validade da medida provisória (MP) que deu início ao Desenrola, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta quinta-feira (28), o projeto que cria o programa de renegociação de dívidas do governo federal e limita os juros rotativos do cartão de crédito. Agora, a matéria segue para votação em plenário.
De acordo com a equipe econômica, caso o projeto sobre o tema não seja aprovado até a próxima terça-feira (3), quando vence a MP do Desenrola, o programa será interrompido. Ele está em funcionamento desde julho.
VEJA MAIS
Há um comprometimento do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em incluir o projeto na pauta do plenário no máximo até segunda (2).
O texto aprovado pela Comissão, relatado pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), mantém o conteúdo da proposta que já havia passado no início deste mês pela Câmara.
Juros do cartão
No caso dos juros rotativos do cartão de crédito - que é pago quando o cliente não paga o valor total da fatura e joga a dívida para o mês seguinte -, o projeto não impõe o valor do teto, mas dá prazo de 90 dias, a partir da publicação da norma, para que as emissoras de cartões apresentem uma proposta de teto, a ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
A taxa média anual dos juros rotativos é de 445,7%. Se uma solução não for encontrada dentro de 90 dias, o total cobrado pelos bancos não poderá exceder o valor original da dívida.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA