CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Com maior número na região, Pará contrata quase 9.500 jovens aprendizes

Setor do comércio teve as maiores contratações

Emilly Melo

O Pará registrou quase 9.500 contratações de jovens aprendizes no ano de 2021, sendo o estado com os maiores índices na região Norte no período, segundo mostra o estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), divulgado nesta sexta-feira (10). 

VEJA MAIS

image Ananindeua é o segundo município do PA que mais contrata jovens aprendizes
Segundo o Dieese/Pa, o Pará liderou em 2021 a contratação de jovens aprendizes na região norte

image Programa Aprendiz Integrado terá 360 vagas no Pará. Saiba como se inscrever
Iniciativa oferecerá cursos e vagas de emprego para jovens entre 14 e 24 anos em Belém, Santarém e Marabá

image Governo quer liberar vaga de jovem aprendiz para quem não estuda
Os contratos podem durar até dois anos, e a remuneração mínima precisa ser equivalente ao salário mínimo

De janeiro a dezembro de 2021, foram contratados formalmente o total de 9.490 jovens aprendizes em todo o Pará, cerca de 2.346 novos jovens profissionais em comparação com o ano de 2020, que registrou 7.144 contratações. 

O levantamento também aponta que mais da metade dos contratados eram do sexo masculino, alcançando o total de 5.051 jovens e o restante total de 4.439 eram do sexo feminino. 

Saiba quais setores mais contrataram

O setor do comércio foi responsável pelo maior número de contratações no período, com a admissão de 3.204 jovens (equivalente a 33,8% do total); seguido do setor de serviços, com a contratação de 2.580 jovens (27,2%); setor da indústria, com 1.828 jovens admitidos (19,3%); setor da construção, com a contratação de 1.237 jovens (12,6%); e do setor da agropecuária, com 641 jovens contratados formalmente (7%). 

Em toda a região Norte foram contratados 23.968 jovens aprendizes. O Pará corresponde a 39,6% das contratações na região; seguido do Amazonas, com  6.589 jovens admitidos (27,5%); Rondônia, com a contratação de 3.313 (13,8%); Tocantins, com 2.021 jovens (8,4%); Acre, com a admissão de 979 (4,1%); Roraima, com 848 admissões (3,5%); e Amapá, com a contratação de 728 jovens (3%).

O estudo é resultado do projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, feito em parceria entre o Dieese e a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). Os dados analisados baseiam-se nas informações oficiais do Ministério do Trabalho, segundo o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mas não incluem as ocupações informais.

*Emilly Melo, estagiária sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do núcleo de Política.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA