CNA tranquiliza população sobre segurança de consumo de produtos avícolas

Diretor da instituição afirma que o vírus não é transmitido pelo consumo de derivados

Estadão Conteúdo
fonte

O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, divulgou nesta sexta-feira, 16, vídeo sobre gripe aviária para tranquilizar a população brasileira sobre o vírus. No vídeo, Lucchi ressalta que a doença foi confirmada no Brasil pela primeira vez em granja comercial e que "a população pode ficar tranquila que o consumo (da carne de frango ou ovos) não transmite a gripe aviária".

"A contaminação não se dá através dos alimentos, mas apenas a pessoas diretamente ligadas ao processo produtivo, manejando os animais", disse ele.

Lucchi elogiou também a "segurança e robustez" do serviço veterinário oficial do Brasil, gerido pelo Ministério da Agricultura. "O Brasil já faz monitoramento do vírus da gripe aviária de longa data", prosseguiu. "É um vírus que está ativo desde 2006 e muitos países produtores, como os Estados Unidos, já tiveram o problema", disse Lucchi. "Só de 2023 para cá, o Brasil já monitorou quase 4 mil suspeitas de casos para tentar encontrar o vírus, que ocorre principalmente em aves silvestres, visto que o País é rota migratória de boa parte delas."

VEJA MAIS

[[(standard.Article) China suspende importações de duas empresas de carne de aves dos EUA]]

image Saiba como se tornar um criador de pássaros legalizado no Pará
A prática de criação amadora dessas aves, ao ser regulamentada, garante a preservação da fauna e evita a captura ilegal de espécies nativas

Desta forma, a CNA "reafirma o compromisso do serviço veterinário oficial por meio do Ministério da Agricultura, de dar total transparência e agilidade nas respostas". A pasta, segundo Lucchi, já tem feito um trabalho de "compartimentalização do problema", no qual se isola a área com foco de gripe aviária, com abate de todos os animais da granja.

"Assim, a CNA recomenda aos produtores rurais e aos agricultores, principalmente, que reforcem todas as suas medidas de biossegurança já alertadas pela CNA", disse. "Neste momento, nós estamos em parceria com o governo federal por meio do Ministério da Agricultura e da indústria, para buscar dar todas as respostas possíveis e minimizar ao máximo este problema."

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA