CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

China afirma que mantém negociações com os EUA, mas reitera críticas a tarifas

O governo chinês também se pronunciou sobre pedidos para que os Estados Unidos retirem controles de exportação sobre semicondutores

Estadão Conteúdo
fonte

A China e os Estados Unidos têm mantido negociações comerciais em múltiplos níveis desde a trégua alcançada em Genebra, afirmou a porta-voz do Ministério do Comércio chinês, He Yongqian, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 29 de maio. Contudo, o governo chinês voltou a criticar as tarifas norte-americanas, ao comentar a decisão do Tribunal do Comércio Internacional que ordenou a suspensão de algumas das medidas.

"Sempre mantivemos nossa posição de que não há vencedores em guerras comerciais e nenhuma solução no protecionismo", declarou He, acrescentando que as novas políticas dos Estados Unidos prejudicam o comércio e a economia global. "Pedimos que os EUA escutem as vozes da comunidade internacional e de partes domésticas, cancelando completamente a imposição unilateral de tarifas."

VEJA  MAIS 

image Estados Unidos vão revogar vistos de estudantes chineses, diz Marco Rubio

image Companhia aérea Azul pede recuperação judicial nos Estados Unidos
Azul era a única das três principais companhias aéreas do Brasil que ainda não tinha recorrido ao Chapter 11

He Yongqian também renovou os apelos para que os Estados Unidos retirem os controles de exportação sobre semicondutores, cessem "práticas discriminatórias contra a China" e mantenham o consenso alcançado nas conversas de Genebra.

Questionada sobre as investigações da União Europeia (UE) a respeito dos pneus fabricados na China, a porta-voz afirmou que o país está "altamente preocupado" com a situação e alertou que o protecionismo comercial pode aumentar barreiras, interromper o fluxo das cadeias de suprimento e elevar os custos para os consumidores. "Isso não é benéfico para nenhum dos lados", afirmou. "Pedimos que a UE evite restrições comerciais drásticas e que resolva as diferenças por meio do diálogo."

Por fim, He destacou que o governo chinês acompanhará as próximas decisões do bloco europeu e que protegerá os interesses legítimos das empresas chinesas. Sobre as conversas marcadas entre autoridades da UE e da China no próximo mês, ela revelou que haverá uma "agenda importante", incluindo discussões sobre diferenças comerciais e cooperação "mutuamente benéfica".

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA