Apenas 21% dos contribuintes paraenses fizeram Declaração de Renda; prazo encerra dia 31 de maio

Número relativamente baixo de declarações enviadas no estado levanta preocupações

Igor Wilson

Até as 17h de ontem, apenas 198.170 contribuintes no Pará enviaram suas declarações de Imposto de Renda, representando aproximadamente 21% do total esperado pela Receita Federal no estado, que é de 926.790. Em nível nacional, 6.778.525 contribuintes já cumpriram com a obrigação tributária, segundo o orgão.

O número relativamente baixo de declarações enviadas no estado levanta preocupações, especialmente considerando que o prazo final para a entrega é dia 31 de maio. O fato de apenas uma fração dos contribuintes ter cumprido com a obrigação até agora pode ser atribuído a diversos fatores, como falta de conscientização sobre a importância do cumprimento dessa obrigação fiscal ou uma parte considerável de brasileiros que deixam para fazer a declaração no último dia.

Em vista disso, especialistas alertam para a importância de os contribuintes se organizarem e cumprirem com a obrigação dentro do prazo estipulado. A procrastinação pode resultar em multas e complicações futuras com a Receita Federal.

“É fundamental que os contribuintes busquem orientações e ajuda profissional, se necessário, para garantir que a declaração seja feita corretamente e dentro do prazo estipulado”, afirma o economista Valfredo de Farias, alertando para a possibilidade de sanções caso o contibuinte não faça a declaração dentro do prazo.

O que acontece se você não declarar o Imposto de Renda?

As consequências para quem não declarar o IR ou entregar o Imposto de Renda atrasado começam com o pagamento de uma multa de, no mínimo, R$165,74. Mas, essa não é a única complicação, o CPF do contribuinte pode ficar irregular ou, dependendo do caso, ele pode entrar na chamada 'malha fina'. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA