MENU

BUSCA

Haddad edita portaria com cortes de gastos no Ministério da Fazenda

Medidas incluem corte de despesas com eventos, contratações, obras e passagens internacionais

Estadão Conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, editou uma portaria com medidas de racionalização e corte de despesas para o exercício de 2025. O texto, publicado no Diário Oficial da União, restringe compras, contratações, treinamentos e eventos até o fim do ano.

Entre as determinações, ficam suspensas as demandas que envolvam uso de recursos orçamentários para: adequação de leiaute; realização de eventos; aquisição de assinaturas digitais de agências de notícias; ativação de postos de trabalho terceirizado ou de estágio remunerado; compra de bens e mobiliário; execução de obras, serviços de engenharia e melhorias físicas; contratação de serviço de telefonia móvel; além de treinamentos e capacitações para servidores.

VEJA MAIS 

AGU diz que governo ainda não decidiu se vai judicializar queda do decreto do IOF
A nota da AGU foi divulgada após o ministro Fernando Haddad afirmar que o governo estuda três respostas: acionar a Justiça, buscar nova fonte de receita ou cortar o Orçamento

Lula: 'No meu governo, ministro não decide o que faz, decide o que vai apresentar para mim'
A declaração de Lula ocorre no dia em que a Câmara deve votar o projeto de decreto legislativo (PDL) que derruba o aumento do IOF, anunciado pelo ministro Fernando Haddad

As restrições não se aplicam a despesas com notas de crédito já emitidas, nem a ações que visem reduzir custos condominiais por meio da racionalização do uso de espaços físicos. Também ficam fora da suspensão as obras ligadas à segurança, saúde e acessibilidade.

A portaria ainda proíbe a emissão de passagens aéreas internacionais na classe executiva, com exceção para o deslocamento do próprio ministro.