Aeroporto de Belém é nota 4 de 5, de acordo com pesquisa nacional
Pesquisa de satisfação foi realizada nos 20 principais aeroportos do país, no quarto trimestre de 2023

Um levantamento feito pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) revelou que o Aeroporto Internacional de Belém foi classificado como “bom” pelos passageiros que o frequentam. A pesquisa foi feita nos 20 principais aeroportos do país e se refere ao quarto trimestre de 2023. Apesar do resultado positivo, o aeroporto da capital paraense ficou em penúltimo lugar na média geral de satisfação dos passageiros, à frente apenas do aeródromo de Cuiabá (MT).
As 25.556 pessoas que participaram da pesquisa avaliaram um total de 17 indicadores, atribuindo notas de 1 a 5 para cada um deles. Dentre os 20 principais aeroportos do país, o de Vitória (ES) foi o mais bem avaliado, com nota geral de 4,75, seguido de: Florianópolis (SC), com 4,70; Maceió (AL), com 4,63; Confins (MG), com 4,56; e Curitiba (PR), com 4,47.
O aeroporto belenense recebeu nota 4,08 na média geral e teve 100% de satisfação nos indicadores: check-in doméstico, inspeção de segurança no embarque internacional, tempo de espera para filas de emigração e imigração, e fila para declarar ausência de bens na aduana.
A restituição de bagagem doméstica é o indicador que forneceu a menor avaliação para o terminal aéreo de Belém: 80% de satisfação para os usuários da companhia Latam Airlines. Ainda assim, a média ficou acima de outras capitais, como Fortaleza (67%), Salvador (47%) e Natal (39%).
A Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário é realizada desde 2013, e tem como objetivo levantar informações que contribuam para a melhoria da gestão e para o aumento da capacidade e eficiência da infraestrutura dos aeroportos nos país. Os aeroportos são divididos em três categorias: até 5 milhões de passageiros; entre 5 e 10 milhões de usuários; e acima de 10 milhões de viajantes.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA