Aeroporto de Belém aparece novamente entre os 10 melhores do mundo em ranking internacional
Em primeiro lugar no ranking está o Aeroporto de Hamad, no Catar; Lista também tem outro terminal brasileiro entre os dez melhores do mundo

O ranking internacional AirHelp Score 2024, divulgado nesta terça-feira (09.07) coloca o Aeroporto Internacional de Belém na nona posição entre os melhores aeroportos do mundo. Outro terminal brasileiro, o de Brasília, também aparece na lista dos dez melhores, despontando em quinto lugar. Na primeira colocação ficou o Aeroporto de Hamad, no Catar, seguido do Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul, e do Aeroporto Chubu Centrair, no Japão, na terceira posição.
Apesar do bom resultado, o Aeroporto Internacional de Belém perdeu duas posições. Em 2023, aparecia em sétimo lugar no mesmo ranking.
Publicada desde 2015, a AirHelp Score analisou dados de três categorias: pontualidade dos voos, opinião dos clientes quanto à qualidade dos serviços oferecidos (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e qualidade das lojas e restaurantes. A pesquisa foi realizada entre 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024.
No levantamento, o Aeroporto Internacional de Belém recebeu nota 8,3 para pontualidade dos voos, 8,1 para qualidade do serviço e 8,3 para qualidade de alimentação e lojas, atingindo 8,26 como nota final. Com isso, ficou apenas uma posição atrás do Aeroporto Internacional de Salt Lake City, nos Estados Unidos (nota final, 8,28), e à frente do Aeroporto Internacional de Narita, no Japão (8,26).
VEJA MAIS
Já o Aeroporto Internacional de Brasília obteve nota 8,6 para pontualidade dos voos, 8,0 para qualidade do serviço e 7,9 para qualidade de alimentação e lojas, alcançando 8,32 como nota final, à frente do Aeroporto Internacional Oliver Tambo, na África do Sul (8,29) e do Aeroporto Internacional de Mascate, em Omã (8,28).
Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil, observou que, apesar do resultado, neste ano, o Brasil registrou menos destaques no ranking em relação aos levantamentos anteriores, com apenas dois aeroportos entre os 10 melhores do mundo. "Os aeroportos de Brasília e Belém mantiveram-se nas primeiras posições com boas avaliações, especialmente em relação à pontualidade dos voos, garantindo bom desempenho nas chegadas e partidas e a satisfação dos passageiros que se deslocam pelos aeroportos brasileiros”, disse.
Em 2023, quatro aeroportos brasileiros ficaram entre os dez melhores do mundo no ranking: Aeroporto do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre (2ª lugar); Aeroporto de Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek (4º lugar); Aeroporto de Belém/Val-de-Cans (7ª posição) e Aeroporto Tancredo Neves, em Belo Horizonte (8ª colocação).
Na relação dos 20 melhores aeroportos da edição deste ano, aparecem mais dois brasileiros: o Aeroporto Internacional de Recife/ Guararapes, na 14a colocação, e o Aeroporto Internacional Belo Horizonte/ Tancredo Neves, no 19º lugar.
O ranking também traz os aeroportos Salgado Filho/ Porto Alegre (26º); Santos Dumont/ Rio de Janeiro (40º); Afonso Pena/ Curitiba (46°); Congonhas/ São Paulo (57º); Guarulhos/ São Paulo (59°); Viracopos/ Campinas (62º); Hercílio Luz/ Florianópolis (65°) e Galeão/ Rio de Janeiro (67°).
Veja a lista dos 10 melhores aeroportos do mundo, segundo a AirHelp Score
1. Aeroporto de Hamad, em Doha Doha, Catar
2. Aeroporto da Cidade do Cabo Cidade do Cabo, África do Sul
3. Aeroporto Chubu Centrair, em Nagoya Nagoia, Japão
4. Aeroporto de Osaka, em Itami Osaka, Japão
5. Aeroporto de Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek Brasília, Brasil
6. Aeroporto O.R. Tambo, em Johanesburgo Joanesburgo, África do Sul
7. Aeroporto de Mascate Mascate, Omã
8. Aeroporto de Salt Lake City Salt Lake City, Estados Unidos
9. Aeroporto de Belém/Val-de-Cans Belém, Brasil
10. Aeroporto de Narita, em Tóquio Tóquio, Japão
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA