CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Abipesca cobra governo por retomada de exportação à UE em alternativa à exportação aos EUA

Os Estados Unidos são o principal destino das exportações brasileiras de pescado, representando 70% dos embarques, com mais de US$ 240 milhões por ano.

Estadão Conteúdo

A Associação Brasileira da Indústria de Pescados (Abipesca) cobrou o governo brasileiro pela priorização da reabertura do mercado europeu para os pescados nacionais em alternativa às exportações aos Estados Unidos. O reforço do pedido ocorre após os Estados Unidos anunciarem imposição de tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, o que deve afetar os embarques dos peixes brasileiros ao mercado norte-americano. "A morosidade dessa tratativa, em momentos como este, demonstra a importância de reduzir a dependência de mercados específicos para o pescado brasileiro", disse a entidade em nota.

As exportações de pescados brasileiros ao bloco europeu foram suspensas em 2018 pelo próprio Ministério da Agricultura, por recomendação das autoridades sanitárias europeias. O fim do embargo é uma das principais demandas do setor produtivo ao governo Lula. Agora, o setor quer a prioridade da retomada da exportação de pescados brasileiros à União Europeia (UE) como alternativa de direcionamento de fluxo comercial aos Estados Unidos que pode ser afetado com a tarifa.

VEJA MAIS

image Presidente e vice provocam Tarcísio por 'chapeuzinho' MAGA
Lula lembrou que Tarcísio publicou vídeo usando um boné com o slogan trumpista "Make America Great Again", quando o americano tomou posse, em janeiro.

image Lula afirma que pode taxar EUA; Trump diz que não falará com brasileiro 'agora'
O presidente brasileiro repetiu ainda que Trump está "mal informado" quando alega que há um déficit comercial americano na relação com o Brasil.

image Lula diz que irá 'brigar em todas as esferas' contra taxação e que Trump está 'mal informado'
Lula disse respeitar muito a relação do Brasil com os Estados Unidos, mas afirmou que, se não tiver jeito, terá de estabelecer a reciprocidade: "Taxou aqui, a gente taxa lá".

Os Estados Unidos são o principal destino das exportações brasileiras de pescado, representando 70% dos embarques, com mais de US$ 240 milhões por ano.

"Esse aumento de 50% na tarifa terá um impacto significativo, especialmente no setor de pescados do Brasil, afetando diretamente as atividades industriais de produtos aquícolas e ocasionando perdas significativas para o setor que, diferente de outras proteínas, possui restrições mercadológicas", argumenta a Abipesca.

A entidade pediu ainda ao governo brasileiro adoção de "abordagem cautelosa e diplomática" para resolver a questão com os Estados Unidos. "Evitando confrontos ou medidas retaliatórias que possam agravar a situação. Considerando a importância do mercado americano para o setor, é fundamental priorizar a negociação e buscar soluções econômicas que beneficiem o Brasil, garantindo a preservação de milhares de empregos e a manutenção da estabilidade econômica do setor", recomendou a Abipesca, em nota assinada pelo presidente, Eduardo Lobo.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA