CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

61º Encontro Ruralista discute inovações tecnológicas no agro paraense

Evento é realizado das 9h às 18h no Palácio da Agricultura, em Belém, nesta terça (04) e quarta-feira (05/06)

Gabriel da Mota

Líderes do agronegócio paraense finalizaram o primeiro dia de debates do 61º Encontro Ruralista em Belém, com uma grande confraternização, na noite desta terça-feira (4). O evento reuniu participantes e convidados da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em um momento de descontração, após uma sequência de debates sobre o setor agropecuáro no Pará, ao longo do dia.  

"A confraternização é sempre importante, e hoje tive a alegria e a satisfação neste primeiro dia do nosso encontro, porque estamos buscando aqui possibilidades para tornarmos o nosso estado o prmeiro em desenvolvimento no país", afirmou o presidente da Faepa, Carlos Xavier, no inicio da noite desta terça-feira.

O momento de confraternização foi marcado por churracos de carnes divesas, como costela, picanha, maminha, linguíça, acompanhadas da cerveja Caribeña, da Indústria de Bebidas Paraense (INBEPA).

Diretor-executivo da Indústria de Bebidas Paraense (INBEPA), Ronaldo Mariona Jr, agradeceu o convite feito pela Faepa à empresa e parabenizou o segmento agropecuário, pela condução das discussões no encontro ruralista.

"A INBEPA saúda o setor agropecuário, por entender que são empresários, homens e mulheres incansáveis que contribuem com a economia paraense, nesse imenso território do Pará", afirmou Ronaldo Maiorana Jr.   

O evento semestral é promovido há 31 anos pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Pará (Senar), e está sendo realizado no Palácio da Agricultura, na travessa Dr. Moraes, no bairro de Nazaré, das 9h às 18h. Segundo os organizadores, utilizar o potencial econômico do estado para a melhoria dos índices de desenvolvimento humano é uma das principais metas a serem atingidas após as discussões.

Para o presidente da Faepa, Carlos Xavier, transformar o Pará em um dos estados mais desenvolvidos do Brasil demanda união entre as lideranças do agronegócio. “É um estado que tem todas as condições para ser o primeiro, em termos de desenvolvimento, da nação brasileira. Nós temos território, estabilidade climática e água doce”, destacou. 

image Presidente da Faepa, Carlos Xavier, falando em uma das mesas do evento (Foto: Ivan Duarte / O Liberal)

O tema "Agro 4.0: Tecnologia, Inovação e Comunicação" orienta as discussões desta edição do Encontro Ruralista, do qual participam 134 presidentes de sindicatos de produtores rurais do estado do Pará, coordenadores de núcleos regionais, assessores técnicos, lideranças rurais e dirigentes de órgãos públicos relacionados ao setor.

VEJA MAIS

image Senado debate projeto do agronegócio para enfrentar exigências ambientais da Europa
Iniciativa pretende impor aos parceiros comerciais do Brasil as mesmas exigências que são impostas aos produtores brasileiros

image Projetos de licenciamento ambiental e incentivo à fertilização serão votados no Senado
Ao todo, oito pautas serão votadas pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA)

image Tecnologia 5G pode impulsionar produtividade no agronegócio do Pará
A chegada da conectividade pode acelerar inovações como na agricultura de precisão, automatização, rastreamento e monitoramento

Walter Cardoso, superintendente do Senar no Pará, explica que o órgão é um braço operacional do Sistema Faepa na capacitação técnica-gerencial dos produtores rurais no estado, e defende a importância de discutir o tripé tecnologia-inovação-comunicação no agro paraense. “Nós precisamos modernizar a comunicação, com boas informações e técnicas, como a inteligência artificial. O mundo todo está se desenvolvendo nessa área da tecnologia 4.0 e, evidentemente, os produtores rurais do estado do Pará também têm essa oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento de novas técnicas e práticas”, afirmou.

image Participantes do evento acompanham o primeiro dia de evento, nesta terça-feira (04/06) (Foto: Ivan Duarte / O Liberal)

O vice-presidente da Faepa e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ulianópolis, Fernão Zancaner, diz que o encontro é um momento agregador das atuais demandas de quem faz o agro paraense. “Trazendo todo mundo para Belém, a gente consegue discutir esses assuntos que, muitas vezes, estão centralizados; aprofundar e traçar estratégias para que essas tecnologias e pautas de representatividade do agronegócio sejam permeadas para todos os municípios”, ressalta.

Também coordenador estadual do movimento Invasão Zero — lançado em novembro de 2023 para conter as invasões em propriedades rurais no Pará —, Zancaner destaca que, além da programação prevista, os participantes propõem pautas a serem discutidas ao final do evento. “Nós vamos ter um painel sobre o movimento Invasão Zero e diversas outras pautas, com temas diferentes, mas que estão interligados ao incentivo à produção agrícola do Estado. Normalmente, essas discussões ocorrem mais no segundo dia, quando a gente coloca para votação”, explica. 

Programação do dia 05/06 (quarta-feira)

  • 9h às 12h30 – Painel Agrotecnologias: ‘Pulverização aérea de insumos agrícolas’, ‘Irrigação’, ‘Sistema oficial de rastreabilidade bovídea individual do Pará’, ‘Valorizar para transformar’ e ‘ATeG Senar’. 
  • 14h30 às 18h – Painel Mudanças Climáticas X Desenvolvimento: ‘Paragoclima’, ‘Tendências climáticas para o estado do Pará’, ‘Programa REDD Jurisdicional’, ‘Mudanças climáticas e desenvolvimento da Amazônia’, ‘Frente parlamentar da agricultura do estado do Pará’.
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA