CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Seleção de elenco para espetáculo imersivo CronoEcoLógico está aberta em Belém

O espetáculo será apresentado na Praça da Bandeira com uma montagem que leva o público a uma jornada sensível pelas eras da vida na Terra

O Liberal
fonte

Nesta terça-feira, 15, ocorre a audição para o espetáculo CronoEcoLógico, do Freezone Cultural Action, com duas opções de horário: 9h ou 20h. A seleção será no Ana Unger Centro de Dança, localizado na Av. Gov. José Malcher, 1263 – entre as ruas 14 de Março e Generalíssimo.

O CronoEcoLógico será apresentado durante a COP30 em Belém.
O espetáculo é uma criação original da Freezone, e terá dez apresentações ao longo da conferência climática, em uma arena instalada na Praça da Bandeira. O elenco será composto por oito artistas selecionados, que devem se inscrever pelo formulário. Após a inscrição, a confirmação será enviada por e-mail ou WhatsApp.

Com uma linguagem sensorial e impactante, CronoEcoLógico propõe uma viagem no tempo, desde as eras mais remotas da Terra até os dias de hoje, provocando reflexões sobre o desenvolvimento humano e a emergência climática.

“O espetáculo CronoEcoLógico é uma reflexão sobre a trajetória da vida no planeta Terra. Ele começa com uma árvore que representa o nascimento da vida e segue até o ponto em que estamos agora: uma encruzilhada ambiental provocada pelo próprio ser humano”, explica Giovanni Dias, fundador do Instituto Cultural ARTÔ e idealizador do projeto. 

VEJA MAIS

image Espetáculo 'Peter Pan' leva Terra do Nunca ao Theatro da Paz, neste domingo (13)
O espetáculo celebra 10 anos das turmas de teatro infantil da Casa de Artes Tiago de Pinho

image Prêmio de música 2025 abre chamamento para envio de obras musicais
Premiados serão conhecidos em cerimônia. Este ano, Joelma é a artista homenageada

O espetáculo faz parte de um ciclo de ações da Freezone iniciado em junho, com o evento de lançamento oficial realizado na Praça da Bandeira e show gratuito de Lia Sophia e Bia Dourado. Antes das apresentações em novembro, o projeto passa pela etapa de seleção e preparação dos artistas locais, consolidando a construção colaborativa da programação.

“É uma narrativa que mostra quando começamos a causar impactos, como na Revolução Industrial, e quando passamos a debater coletivamente as consequências disso, com eventos como a Rio-92, a COP de Paris e agora a COP30 em Belém”, diz.

A Freezone Cultural Action será realizada entre os dias 9 e 21 de novembro de 2025, na Praça da Bandeira com arenas culturais, domos geodésicos, fóruns, shows, experiências sensoriais, gastronomia sustentável e arte pública. A proposta é criar um território de escuta, participação e criação coletiva durante a COP30, reunindo até 120 mil pessoas.

“Esse é um espaço para as pessoas. A cultura tem o poder de abrir caminhos que a política e a ciência nem sempre alcançam. Por isso, queremos que a COP30 também seja um marco de escuta real, de inclusão e de transformação coletiva”, afirma Giovanni.

Na programação, que tem foco na justiça climática, a circularidade, o protagonismo jovem e a valorização de saberes ancestrais, ganharão destaque. A iniciativa reforça o papel da cultura como ferramenta de mobilização, sensibilização e formação de novas narrativas ambientais a partir da Amazônia.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA