Secult suspende visitação pública no Museu do Estado do Pará (MEP) devido a riscos
A decisão suspendeu as duas últimas semanas de exposição “Saramago - os Pontos e a Vista” que encerraria no dia 17 de fevereiro

A Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA) suspendeu a visitação pública do Palácio Lauro Sodré, onde funciona o Museu do Estado do Pará (MEP). A decisão foi divulgada pelas redes sociais do órgão de governo. Com isso, as duas últimas semanas da exposição “Saramago - os Pontos e a Vista” também foram suspensas. O encerramento da exposição estava previsto para o dia 17 de fevereiro.
De acordo com o comunicado, após a queda de pedaço de forro no Salão Pompeiano do MEP, no último dia 25 de janeiro, a argamassa do Hall de entrada apresentou fissuras.
"A entrada do Museu teve que ser interditada. A espessura do escombro gerado pelo desabamento nos colocou em alerta máximo. O laudo do Corpo de Bombeiros, solicitado pelo Sistema Integrado de Museus (SIM), considerou o prédio inapto à visitação porque o sistema de prevenção e combate a Incêndio não funciona", informou a Secult. A Secult ainda listou problemas no sistema de refrigeração, infiltrações e goteiras na reserva técnica, onde fica o acervo do SIM.
Devido ao grave estado de conservação do MEP, o órgão suspendeu o acesso de visitantes, até que as obras de restauro sejam concluídas. "O processo de restauro do MEP será feito em caráter emergencial para que possamos devolver o Museu, o mais rápido possível, à população do Pará".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA