Projeto Música nos Museus retoma suas apresentações nesta terça (29), em Belém

Com espetáculos gratuitos, a Fundação Carlos Gomes inicia a segunda metade da temporada de recitais na cidade

Gustavo Vilhena*
fonte

A Igreja de Santo Alexandre, no bairro da Cidade Velha, em Belém, recebe o retorno do projeto Música nos Museus nesta terça-feira (29), a partir das 19h. Realizado pela Fundação Carlos Gomes, o espetáculo marca o início de mais uma temporada do projeto, que retoma suas atividades após um período de férias. O público presente no Museu de Arte Sacra do Pará poderá acompanhar gratuitamente a apresentação dos alunos da turma de violino do Instituto Estadual Carlos Gomes.

O repertório incluirá solos com obras de J.S. Bach, Max Bruch, Antônio Vivaldi, Rieding, J.B. Viotti, George Perlman e Henri Wieniawski, interpretadas por alunos dos cursos preparatórios técnicos e de bacharelado em música do instituto. O músico Davi Caricchio acompanhará os alunos ao piano. A professora Nathália Vidal, responsável pela turma, destacou a importância das apresentações em locais históricos para a valorização do patrimônio cultural da cidade.

"Levar apresentações como essa a espaços históricos de Belém tem uma importância simbólica e prática imensa. Além de valorizar o patrimônio cultural da cidade, criamos uma ponte entre passado e presente, mostrando que esses espaços ainda vivem e respiram arte. Ao oferecer acesso gratuito, reafirmamos o compromisso com a democratização da cultura, tornando a música de concerto acessível a todos, independentemente de origem ou condição social", afirmou Nathália.

VEJA MAIS

image Músicos revelam a arte de quem não vive sem música
Polo de formação de músicos em Belém, o Instituto Estadual Carlos Gomes celebrará 130 anos em 2025

image Igreja de Santo Alexandre recebe Grupo de Violoncelos do Instituto Carlos Gomes nesta terça (1)
Apresentação será às 19h e entrada será franqueada ao público

Ágatha Fortes, aluna do instituto e uma das solistas da noite, disse estar confiante para a apresentação e confirmou a presença da família.

"A música é desafiadora, mas consegui me adaptar. É um movimento novo, que ainda não tinha tocado, e será minha primeira apresentação na igreja. Apesar disso, estou confiante de que farei um bom trabalho, e minha família estará lá me apoiando", contou a solista de 13 anos.

Com recitais e concertos mensais, o projeto Música nos Museus já se apresentou em diversos espaços da capital paraense, como o Museu Casa Francisco Bolonha, a Capela de São José, o Coliseu das Artes – Espaço São José Liberto e o Auditório da Justiça Federal.

Segundo o coordenador do projeto, Emmanuel Penna, o objetivo é divulgar o trabalho dos professores e ampliar o alcance cultural com composições contemporâneas e releituras de grandes sucessos.

"O projeto busca promover a música de câmara de forma versátil, incluindo não apenas o repertório clássico, mas também obras contemporâneas e arranjos populares. Além das apresentações, queremos aproximar esse universo artístico de novos públicos, reforçando seu valor cultural e pedagógico", concluiu Penna.

(*Gustavo Vilhena, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Bruna Dias, repórter do núcleo de Cultura)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA