Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Nova edição do Projeto Arte em Cores divulga chamada para seleção de artistas de 15 cidades do Pará

Os 50 artistas serão selecionados por um júri especializado e receberão prêmio no valor de R$ 1 mil

Thainá Dias

Dar visibilidade e oportunidades para jovens artistas e fazedores de arte é a principal missão do projeto “Arte em Cores”, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei de Incentivo à Cultura, além do apoio do Centro Cultural Tatajuba e da realização através da Vivas Cultura e Esporte e Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, por meio do Governo Federal. O projeto irá contemplar 15 cidades dos estados do Pará e Maranhão. As inscrições seguem abertas até o dia 26 de abril.

Segundo o coordenador do projeto, Gilberto Scarpa, “com esta chamada, queremos dar visibilidade a jovens talentos e artistas já reconhecidos do interior dos estados, contribuindo por meio do trabalho deles para transformar a paisagem urbana com cores e com o talento e a criatividade destes artistas. O projeto foi criado porque entendemos que já existia uma tendência dos jovens de se expressarem através da arte urbana, vimos um crescimento e interesse muito grande por parte desses jovens que buscavam expandir ainda mais sua arte. Através de um grupo dos participantes de 2020, nós vimos como eles foram tocados e sensibilizados com a vontade de levar a arte deles para as ruas. A produção foi muito intensa, mesmo com as dificuldades da pandemia, então a perspectiva é esse ano ser ainda maior”, destacou.

Para o artista paraense, Afonso Camargo, “o projeto é muito importante para nossa região como um todo, além de mostrar o teor artístico das pessoas daqui. O contato com outros artistas também é fundamental, a partir do momento que você faz parte de um projeto como esse, você não se sente mais sozinho, é uma troca de experiências grandiosa. Um projeto super dinâmico então não passamos despercebidos, isso é muito legal, me sinto muito honrado em fazer parte desse projeto através da minha arte”, afirmou.

Vale destacar que poderão participar da seleção artistas residentes destas cidades, com idade mínima de 18 anos e experiência em artes plásticas, pintura, desenho, arte urbana ou expressões afins. Para as inscrições, o interessado deverá apresentar foto e endereço do local que receberá a intervenção, autorização do proprietário do espaço e esboço da arte que será executada. A obra deverá ser inédita e de própria autoria. Todos os artistas inscritos terão acesso a uma oficina com quatro vídeo-aulas sobre arte urbana, referências estéticas, técnicas e suportes.

Os 50 artistas serão selecionados por um júri especializado e receberão prêmio no valor de R$ 1 mil e ajuda de custo para compra de materiais que serão utilizados na criação de uma obra, realizada individualmente. Uma novidade desta edição é que, nesta fase, os artistas já irão intervir diretamente na paisagem das cidades. Na 1ª edição do Arte em Cores, adaptada para o período de distanciamento social, as obras foram realizadas em painéis de MDF. Dessa vez, o resultado será a criação de 50 novas intervenções espalhadas pelos municípios contemplados pelo projeto.

Destes trabalhos, 10 serão escolhidos pelo júri, sendo cinco realizados por artistas residentes no Maranhão e cinco no Pará. Os selecionados participarão, durante quatro dias, da criação coletiva de dois grandes painéis artísticos, a serem produzidos sob a tutoria e acompanhamento de um artista convidado. O registro fotográfico de todas as obras ficará disponível na galeria virtual do Arte em Cores.

Palavras-chave

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA