CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ritmo quente de Felipe Cordeiro abre a primeira edição do ZporZ Fest Verão

Além do paraense, festival contará com shows de Jairo Pereira, Pedro Altério e Pedro Viáfora, e João Donato e Donatinho

Caio Oliveira
fonte

Felipe Cordeiro tem conquistado cada vez mais gente o ritmo de sua guitarra tropical, e neste começo de ano, ele se prepara para ser a atração de abertura do ZporZ Fest Verão, levando o melhor dessa mistura sonora pelando de quente para a internet. A apresentação do paraense, que será seu primeiro show em 2021, é nesta quinta-feira, dia 28, no festival virtual que ainda conta com nomes como Jairo Pereira, Pedro Altério e Pedro Viáfora (5 a Seco), e João Donato e Donatinho.

Filho do “guitar hero” do Pará, o lendário músico Manoel Cordeiro, Felipe conta que substitui o pai no festival, impossibilitado de se apresentar por conta da recuperação de um grave quadro de covid-19, que o manteve internado por dias. “Seria uma apresentação que ele [Manoel] iria fazer, e ele ficou doente - mas já está se recuperando, já está melhor. Mas aí quando aconteceu isso, o produtor do festival conversou comigo e teve a ideia de a gente fazer esse show, Foi legal pra caramba o convite”, disse Felipe. "É um prazer imenso participar do Festival, vou tocar músicas do meu trabalho autoral mas vou também focar em guitarradas do Pará”, declarou, ansioso pelo dia de sua apresentação.

Trazendo no sangue as referências que compõem seu pop tropical, Felipe Cordeiro ficou conhecido por combinar com sua música gêneros como guitarrada, tecnobrega, carimbó, new wave, MPB e música eletrônica. Sendo o escolhido para abrir os trabalhos do Fest Verão, ele comentou como se prepara para o primeiro trabalho de 2021, após um ano onde ele passou por várias adaptações.

“Vou fazer um show com banda, o que é bem legal. Ontem, a gente fez ensaio, teste de covid, pois é uma live muito bem organizada. Vai ser tudo ao vivo, mesmo. Tá sendo um começo de ano um pouco truncado, mas a gente tá cheio de ideias e planos para 2021, da maneira que for possível”, explica Felipe, que fala que não é mais um estranho nesse universo das apresentações online. “No dia 13 de março, eu lembro que fiz minha última apresentação ao vivo no Sesc Pompeia, em São Paulo, participando de um show do compositor Péricles Cavalcanti; era uma sexta-feira. Quando foi na segunda, fecharam o mundo. No meio disso, no domingo, eu comecei a fazer lives, e fiz muita coisa mesmo até agosto”, relembra.

Projeto quer levar música brasileira cada vez mais longe

Em sua primeira edição, o Fest Verão é promovido pela ZporZ Multi Artes, iniciativa que nasceu em 2004 com a missão de promover a música e a cultura nacional, e que desde então, viabiliza projetos culturais e shows em todo território brasileiro, administrando carreiras de artistas, comercializando shows e desenvolvendo projetos culturais. O Governo Federal e a Prefeitura de São Paulo são os patrocinadores oficiais do Fest Verão, por meio da Lei Aldir Blanc e todos os shows serão transmitidos nas plataformas da ZporZ - Youtube, Facebook e Instagram. 

Após Felipe abrir na quinta com uma amostra da boa música paraense, na sexta-feira, 29, é a vez de Jairo Pereira, ator, rapper, cantor, compositor e poeta, se apresentar pela ZporZ. O artista é um dos vocalistas da banda Aláfia e suas composições falam de temas atuais e relevantes, como injustiça social, intolerância religiosa, racismo, inclusão, amor e relacionamentos contemporâneos. 

No sábado, 30, Pedro Altério e Pedro Viáfora, ambos integrantes do coletivo musical 5 a Seco, fazem do palco a sala de suas casas, e o público pode ter acesso à atmosfera que envolve a composição do EP “Movimento”. Esse é o primeiro registro do projeto “Pedros", duo formado por Altério e Viáfora durante a pausa indeterminada do 5 a Seco. Para encerrar a primeira edição do Festival, João Donato e seu filho caçula, Donatinho, apresentam o show “Sintetizamor”, derivado do disco homônimo, criado após uma parceria que nasceu em 2017. O show, marcado para o dia 31, coloca pai e filho lado a lado no palco, acompanhados apenas por seus teclados. 

“Este festival vem da vontade de juntar pessoas e artistas para celebrar a vida. Mesmo em tempos adversos, a ideia é criar e movimentar energias positivas, contribuir da melhor forma com quem necessita de ajuda”, explica o diretor executivo e fundador da ZporZ, Zé Alexandre.

Ajuda

Além dos shows, quem acompanhar o ZporZ Fest Verão poderá contribuir para o Conexão Música, uma iniciativa de músicos e produtores independentes de São Paulo, que perderam seus empregos durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. “Bacana participar deste festival e seguir captando recursos para auxiliar aqueles que estão enfrentando situações de dificuldade nesses tempos. A ação e o pensamento coletivos são mais necessários", explica Benjamim Rafael Taubkin, músico e produtor, e um dos criadores do Conexão Música. Para colaborar basta acessar o link do Conexão disponível nas plataformas de transmissão dos shows ou acessar conexaomusica.com.br.

Serviço

ZporZ Fest Verão 

28/01 - Felipe Cordeiro

29/01 - Jairo Pereira

30/01 - Pedro Alterio e Pedro Viafora

31/01 - João Donato e Donatinho

Todos os shows estão programados para as 19h. 

Local: Facebook, Instagram (@zporz.artes) e YouTube (ZporZ Multi Artes)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA