CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Renato Torres e Isadora Títto voam com suas canções no 'Revoada Sabiazeiro'

A dupla que forma o "Pé de Pássaro" continuará com uma série de pocket shows pela internet sempre aos sábados e domingos

Vito Gemaque
fonte

A dupla de amigos “Pé de Pássaro”, formada por Isadora Títto (Atibaia-SP) e Renato Torres (Belém-PA), alça voo para apresentar o novo projeto musical denominado “Revoada Sabiazeiro”. Os artistas mostram em seis voos (pockets shows) durante três finais de semana uma parte do repertório autoral desta parceria que já dura anos. Eles contam com o olhar de dois cineastas, desbravando as diversas formas possíveis de trabalhar com a música durante a pandemia. Desde 2013, os amigos trabalham a mais de 3000 quilômetros um do outro compondo canções. O terceiro voo “Sabiazeiro” será apresentado neste sábado (17), a partir das 20h, no canal do youtube Pé de Pássaro.

“É um só projeto que se chama Revoada Sabiazeiro, que foi contemplado pela Lei Aldir Blanc. Como a gente trabalha com essa conexão Belém e São Paulo, e a Isadora Títto é de lá, foi aprovado por São Paulo. Nós fomos trabalhando essas ideias de pequenos shows para a internet. São shows filmados onde a gente contempla o nosso repertório, especialmente o que estava inédito em palco e nunca tinha sido apresentado. Nesse contexto de pandemia de não sabermos quando poderemos voltar a fazer shows presenciais, resolvemos abrigar as canções em projeto no Youtube”, explica Renato Torres.

Os dois primeiros pocket shows foram exibidos nos dias 10 (Distância) e 16 (Casa Nova) de abril. Porém, eles ainda podem ser vistos no canal do Youtube do Pé de Pássaro. Os novos shows ocorrerão nos dias 17 e 18 com os voos Sabiazeiro e Maternagem, respectivamente, cada um com cerca de 20 minutos. E no último fim de semana de projeto, dias 24 e 25 de abril, os artistas apresentam os voos “A Voz” e “Elementais”, sempre às 20h aos sábados e 19h aos domingos. “O voo Sabiazeiro trata sobre a principal temática do Pé de Pássaro, que são os pássaros que cantam, traduzimos em quatro canções autorreferentes no trabalho, canções que falam da essência poética do nosso trabalho”, conta Renato.

Os dois amigos já escreveram mais de 40 canções e realizaram 50 apresentações juntos. Durante esse período de pandemia continuaram com a parceria e resolveram organizar as apresentações a distância. O nome Revoada ocorre por serem vários shows com temas diferentes, mas que se complementam entre si. Já o “Sabiazeiro” vem da ideia de uma árvore cujo fruto é um passarinho – um sabiá cantor. A flor do sabiazeiro é a própria voz, a substância primordial que Isadora e Renato articulam à distância em oito anos do projeto musical “Pé de Pássaro”. Em 2017, a dupla lançou o EP “Voar a Pé” (Na Music), que ganhou menção honrosa do site Embrulhador, Melhores da Música Brasileira do jornalista Ed Félix em 2017.

Renato lembra que o nome Pé de Pássaro surgiu logo no primeiro encontro com a amiga. “Ele surgiu da minha primeira visita a casa da Isadora em 2013. Ela me mostrou um colan de quando era criança e se apresentou no teatro. Quando você vai ver o colan de perto tem um símbolo que originou o ‘Pé de Pássaro’. Ele tem uma plantinha que sai uma flor e do outro tem um pássaro”, relembra.

Do primeiro ao último voo, o trabalho propõe também um percurso entre as diversas possibilidades e caminhos que a música reverbera nesses tempos de distanciamento. O duo “Pé de Pássaro” também se utiliza de outras linguagens além da música, como a poesia, as artes cênicas, e o vídeo para dar diferentes dimensões para cada voo. Para tanto contam com o olhar de dois cineastas, Ian Iordanu (Atibaia-SP) e João Urubu (Belém-PA), e é a partir dessa experiência diferente que a Revoada Sabiazeiro foi feita. Com o desenvolvimento dos voos os internautas verão também mudanças nos estilos de filmagens, indo de gravações mais simples com o celular até mais complexas com filmagens externas.

Juntamente com Isadora e Renato, o Revoada conta com Cássia Maria na percussão (Atibaia-SP) e Zazá Amorim no contrabaixo (São Paulo-SP), além de algumas participações especiais. Cada artista gravou sua participação à distância, em lugares diferentes. O projeto é uma ação contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC Expresso LAB 39) – Lei Aldir Blanc - Governo do Estado de SP – Governo Federal.

“No total são três fases, o repertório total tem 24 canções. Entramos em um acordo em cobrir a maior parte do nosso repertório possível, especialmente as músicas que nunca tinham sido tocadas ao vivo, e ao olhar para esse repertório começamos a perceber que poderíamos organizar essas canções em temas. Tem canções que falavam sobre determinadas coisas, e outras alinhadas sobre determinadas temas, e foram surgindo. Pocket show é um nome técnico, dentro da linguagem de trabalho, chamamos eles de voos”, destaca Renato. “Surgiu essa sequência de temas que traçam uma narrativa completa e um espetáculo do início ao fim, cobrindo as diversas camadas”, complementa.

Agende-se

Pé de Pássaro apresenta Revoada Sabiazeiro

De Renato Torres e Isadora Títto

Voo 3 - SABIAZEIRO - Dia: Sábado, 17 de abril, às 20h

Voo 4 - MATERNAGEM - Dia: Domingo, 18 de abril, às 19h

Voo 5 - A VOZ - Dia: Sábado, 24 de abril, às 20h

Voo 6 - ELEMENTAIS - Dia: Domingo, 25 de abril, às 19h 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA