CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Joelma Klaudia lança novo single: 'Pretinha'

A canção faz parte do novo disco da cantora e terá clipe lançado na sexta-feira, 21

Enize Vidigal
fonte

"Pretinha", novo single de Joelma Klaudia, chega com a folia de mulheres artistas e anônimas para embalar o carnaval com um recado político de respeito e liberdade feminina, sobretudo da mulher negra.

O vídeoclipe gravado no Ver-o-Peso, sob a direção de Léo Platô e da própria Joelma, será lançado na próxima sexta-feira, 21, no canal oficial da cantora no Youtube. A música, composição de Joelma e George Monteiro, estará no próximo álbum dela, "Nua&Crua", mas já estreia nas plataformas digitais na segunda-feira, 24.

Alegre e dançante, "Pretinha", tem um recado direto à autoestima e de combate ao assédio sexual e às relações abusivas. A mensagem "Não é Não", alusiva à campanha que busca conscientizar que o assédio é crime, aparece estampada na camiseta de uma mulher que pula o carnaval.

"É uma música dançante, frenética, um convite pra mexer o corpo e a mente", descreve Joelma. "Dentro dessa hierarquia de cores e tons em que vivemos, 'Pretinha' não quer embranquecer e eliminar ou rejeitar a negritude. As mulheres negras estão ambas, tanto as de pele clara quanto as de pele escura, constantemente expostas à rejeição, mas nós somos a resistência, somos sementes e, juntas, mudaremos esse quadro para que nossas netas e bisnetas sofram menos racismo, machismo e objetificação sexual", declara.

O clipe dá esse recado em cenas vibrantes de cores e ritmo, que reúnem mulheres, homens e LGBTQIs, incluindo vários cantores conhecidos da cena paraense: Gigi Furtado, Mariza Black, Cacau Novais, Gláfira, Priscila Duque, Ananindeusa, Nanna Reis, Flávia Anjos, Daniel Lima, Jeff Moraes, além do grupo Sereionas, da vendedora de ervas Dona Cheirosinha e do chef Rubão, entre outros.

"Pretinha nasceu de forma colaborativa e pelas mãos de todos do elenco. Foi lindo de ver as pessoas felizes se maquiando, interagindo, interferindo e produzindo arte em prol do empoderamento das mulheres pretas".

Léo afirma que o desafio do projeto foi gravar tudo em um único dia, tendo como locações o Ver-o-Peso, o restaurante do Rubão e a Casa D'Noca, onde a Joelma recebe todos no baile de Carnaval com a música sendo um ponto de encontro dos artistas no salão. "Durante a gravação, fomos postando nas redes sociais e as pessoas foram aparecendo para participar. Foi incrível. A gente juntou uma galera da música, da dança, da gastronomia e do teatro nesse clipe".

Uma versão compacta do clipe, com duração de um minuto, entrou para a campanha de carnaval da TV Liberal, que está sendo exibida na programação da emissora, assim como o compacto do videoclipe de Juca Culatra, "Me dá o teu cupuaçu". "O ritmo dançante, o colorido, a diversidade de pessoas, com vários artistas" foi o que chamou a atenção da equipe da tevê, conforme relata a coordenadora de eventos web e relacionamento com telespectador, Tathyana Cardoso.

O terceiro álbum de Joelma Klaudia, "Nua&Crua", ainda está em fase de pré-produção. "O disco tem uma pegada autoral, feminina e percussiva. 'Pretinha' apresenta essa sonoridade e nela colocarmos um pouco de guitarrada, merengue e ijexá", descreve a cantora e compositora.

Com o total de sete faixas de compositores paraenses, o projeto vai trazer novos autores, como Eduardo Monteiro e Abílio Dantas, além de canções da própria Joelma, que assina a autoria de faixas desde o primeiro álbum, de 2007. "Nua&Crua" tem a direção musical do Davi Amorim e foi contemplado no edital de incentivo do Banco da Amazônia. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA