CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Intercâmbio musical: maestro e pianista portugueses se apresentam em concerto em Belém

Rui Miguel Marques e Bernardo Santos, dois talentos de destaque mundial, se unem aos jovens músicos paraenses em uma apresentação gratuita.

O Liberal
fonte

Sob a regência do maestro Rui Miguel Marques e com solo do pianista Bernardo Santos, a Orquestra Jovem Vale Música Belém se apresenta no domingo (28), às 10h30. O concerto gratuito ocorre na Sala Augusto Meira Filho (Arte Doce Hall). 

Rui Miguel Marques é o atual Maestro Assistente da Stavanger Symphony Orchestra, na Noruega, uma das principais da Europa, e vem se consolidando como uma das grandes promessas da regência no continente. Desde janeiro de 2025, atua ao lado do maestro titular Andris Poga e de convidados renomados, trazendo ao público experiências musicais marcadas pela precisão e pela sensibilidade interpretativa.

“É um prazer enorme estar com a Orquestra Jovem Vale Música. Será a minha primeira vez em Belém e estou muito entusiasmado. Este concerto faz parte da turnê que eu e Bernardo estamos fazendo no Brasil. Estou ansioso para compartilhar música e energia com o público paraense”, comenta Rui Miguel.

VEJA MAIS

image Mostra Presença Contemporânea promove intercâmbio artístico em Belém
Iniciativa da Companhia Moderno de Dança reúne coletivos e companhias municipais do Pará nos dias 27 e 28 de junho, fortalecendo a cena cultural e a produção artística regional.

image Mostra Presença Contemporânea promove intercâmbio artístico em Belém
Iniciativa da Companhia Moderno de Dança reúne coletivos e companhias municipais do Pará nos dias 27 e 28 de junho, fortalecendo a cena cultural e a produção artística regional.

[[(standard.Article) Circuito Bacana celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+ com música, arte e economia criativa em Parauapeba]]

Bernardo Santos, por sua vez, é um pianista de carreira internacional que já se apresentou em mais de vinte países, em salas icônicas como o Royal Albert Hall, em Londres, a Tonhalle Düsseldorf, na Alemanha, e a Sala São Paulo. Reconhecido pela versatilidade e intensidade artística, Santos é hoje um dos nomes mais requisitados da nova geração de pianistas portugueses.

"A expectativa para essa apresentação é muito alta. Já tive a oportunidade de tocar junto com a Orquestra Jovem Vale Música em 2018 e desde então sou fã do projeto. Nesta turnê já passamos por Brasília e Manaus, agora chegamos a Belém e depois seguimos para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Apesar de ser uma orquestra jovem, a qualidade é impressionante. Passar por Belém é, sem dúvida, um dos momentos altos desta turnê”, pontua Bernado Santos.

O programa do concerto em Belém trará duas obras conhecidas pela força emocional e pela riqueza musical. O Concerto para piano nº 5 em Fá Maior, Op. 103, “O Egípcio”, de Camille Saint-Saëns, é uma peça vibrante, onde o compositor incorporou ao estilo romântico francês, elementos rítmicos e melódicos que evocam a estética da cultura Egípcia. Já Quadros de uma Exposição, de Modest Mussorgsky, conduz o público por uma verdadeira galeria sonora, em que cada movimento representa um quadro diferente, transformando a obra em um espetáculo grandioso e cheio de cores musicais.

Marília Caputo, coordenadora artística do projeto Jovem Vale Música, destaca a importância desse intercâmbio para os jovens músicos da região: “Ter a oportunidade de trocas com grandes nomes internacionais como Rui Miguel Marques e Bernardo Santos é um incentivo poderoso para nossos jovens. Essas experiências ampliam horizontes, despertam novas perspectivas e reforçam o compromisso deles com a arte e com a música como caminho de transformação”, diz.

Agende-se

Data: domingo, 28
Hora: 10h30
Onde: Sala Augusto Meira Filho – (Av. Gov Magalhães Barata, 1022 – Nazaré)
Entrada gratuita

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA