CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em álbum de estreia, Urb4no reflete sobre traumas e ambições do jovem periférico moderno

Rapper narra sua vivência na periferia de Belém ao longo da vida em 'Traumas & Ambições'

Lucas Costa
fonte

O conceito de família tradicional pode ser bastante diferente no Brasil, dependendo do lado de onde se olha. A do rapper Urb4no é uma dessas: das encabeçadas por mães que criam os filhos sozinhas, sem amparo de terceiros. Nascido no bairro da Terra Firme, em Belém, o artista apresenta a sua narrativa - também a de muitos brasileiros - em seu álbum de estreia “Traumas & Ambições”, lançado nesta sexta-feira (7), em todas as plataformas de música.

Em seu álbum, Urb4no carrega a vivência de quem nasce e cresce na periferia, e não sai ileso de dores e traumas que a vida se encarrega de produzir, afetando a autoestima da população negra e pobre. Para o rapper, esses traumas foram o abandono paterno, a violência que levou cedo demais seus amigos de infância e o vício que, por um tempo, desviou seu foco de um futuro promissor.

O trabalho com cinco faixas traz uma “dualidade do crescimento”, como o próprio Urb4no define. Inspiradas nas batidas de boombap, subgênero do rap criado nos anos 80, as músicas trazem discurso sobre libertação, ascensão social e esperança, remetendo a outros momentos do rap nacional, nos trabalhos de Don L, Luiz Lins e Filipi Ret. Um outro ponto que se destaca na música é o flow, a forma como a métrica dos versos se encaixa nas batidas da música. O flow de Urb4no é mais acelerado, nervoso e agressivo, e ganha referências modernas com as batidas de Erick Di, produtor e beatmaker paraense considerado um prodígio na música do estado.

Nas composições, o artista pretende chegar a outros jovens, revelando experiências próprias. “É tudo que passei, tudo que sangrei, e o quanto entendo que isso foi necessário para hoje eu ser o Urb4no. Apesar de tudo que já sofri, hoje tenho ambições e estou disposto a correr atrás, independente do sacrifício”, conta.

“A vida já bateu demais e sei que sou capaz de suportar mais um pouco por essa causa maior, uma causa de salvar vidas com a música, fazer um som direcionado para jovens que vivenciaram uma vida semelhante”, explica Urb4no.

“Traumas & Ambições” apresenta muito do que se passa na cabeça de Urb4no, mas também no coração, conta ele. O ponto principal é se conectar com os indivíduos que já passaram por experiências de vida parecidas, e mostrar que há caminhos possíveis para a vitória, ainda que o processo de colocar no mundo histórias tão pessoais seja doloroso. 

“É o meio de externar meus sentimentos. A arte em si, na minha opinião, se baseia em sentimentos, sendo eles negativos ou positivos. Com esse lançamento, agora sim me sinto pronto para ir atrás de tudo que almejo, tendo em vista que tirei um peso que carrego comigo há mais de duas décadas. Traumas, medos, dores e tristezas que engoli e que não transpareci. Agora estou disposto a transparecer para que eu vá atrás de minhas ambições. Quanto maior a ambição, maior é o sacrifício Nessa vida já sacrifiquei demais, chegou a hora de encontrar a recompensa. Não material em si, mas uma recompensa pessoal”, declara.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA