CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dayse Addario celebra 30 anos de carreira com o show "Melodias das Chuva"

O álbum homônimo traz músicas de compositores paraenses com arranjos de jazz

Enize Vidigal
fonte

Dayse Addario celebra 30 anos de carreira com o show do novo álbum, "Melodia das Chuvas". O disco traz 14 faixas exclusivamente de compositores paraenses, incluindo músicas originalmente nos gêneros cumbia, bangué, merengue, semba e samba do cacete, mas todas com arranjos de jazz para <I>big band<N>, de Ziza Padilha. Ele também assina a produção do disco, como do show. 

No palco, a cantora estará acompanhada de 50 músicos da Zarabatana Jazz Band e da Cameratamazônica, sob a regência da maestrina Cibele J. Donza, além dos convidados Luiz Pardal (guitarra baiana) e Felipe Bruno (violino). O show será no auditório da Escola de Música da UFPa, às 18 horas, com entrada franca.

O espetáculo jazzístico e de câmara para as músicas amazônicas é a segunda apresentação do circuito de lançamento de Melodia das Chuvas, explica Dayse. O álbum chegou às plataformas digitais em junho do ano passado e o lançamento em meio físico ocorreu eu dezembro, quando houve o primeiro show no Teatro Margarida Schivasappa. "Vamos fazer uma grande apresentação, um grande encontro musical que se tornou a divulgação do CD, um show muito bonito".

As canções passeiam pelos 30 anos de trajetória artística de Dayse Addario, como em "Flor de Sol", de Paulo Uchôa, a primeira música que ela gravou profissionalmente. Em Melodia das Chuvas, essa música foi repaginada com a mistura dançante de música eletrônica e orquestra juntos, conforme detalha Ziza. A letra fala de um encontro de amor com uma nativa à beira do Atlântico. A música também recebeu uma mistura com "Nega", de Paulo Maranhão, em um trabalho de colagem em arranjo e estúdio. "Flor de Sol" é a música de trabalho do projeto.

Dayse detalha que o novo projeto não poderia deixar de trazer blues ("Gata Blueseira", de Ziza e Cacá Farias), uma paixão da artista. Outra canção originalmente em bangué, "Amocariu" (Saint Clair du Baixo e Nilson Chaves), ganhou guitarras portuguesas de Luiz Pardal, um dos convidados especiais do projeto. Duas instrumentais que eram originalmente cumbia e merengue, "Cumbia do Bila" e "Merengue do Betinho", ambos de Ziza. "É um disco de música paraense com arranjos para uma <I>big band<N>, com uma releitura dessas músicas. Os compositores estão amando a nova forma de ver os arranjos. É uma grande homenagem mesmo", conta Ziza.

Novo disco e carreira

O novo álbum traz o texto de abertura de Edgar Augusto e composições de Guilherme Coutinho, Walter Bandeira, Nilson Chaves, Edyr Gaia, Edson Coelho, Saint Clair Du Baixo, Almino Henrique, Paulinho Moura, Ziza Padilha, Dudu Neves,  Antonio Carlos Maranhão, Joãozinho Gomes, Ronaldo Silva, Macário Lima, Alfredo Reis, Cacá Farias, Paulo Uchôa, Március Cabral e Zé Maria Siqueira.

E teve como convidados especiais Lula Barbosa (vocal), que gravou a participação em São Paulo; Ney Conceição (baixo), no Rio; Finéas Neluty (guitarra), em Macapá; Ênio Prieto (saxofone) e Labamba (piano), em Manaus; e, em Belém, gravaram Luiz Pardal (guitarra portuguesa), Felipe Bruno (violino), Antônio Neto (contrabaixo), Joba, do Warilou, Bruna Magalhães e Mayara Cavalcante (vocais).

Bruna e Mayara são jovens artistas que estão despontando na cena musical paraense. Ambas são alunas de canto de Dayse. Bruna, com 18 anos, também é compositora e já lançou um CD autoral, enquanto Mayara Cavalcante, com 15 anos, concorreu no The Voice Kids, da Globo, em 2016.

Melodia de Chuva é o quinto disco da carreira dela - os anteriores foram "Monólogo Urbano", "Por Dentro da Noite Prata" (CD e DVD), "Big Benção" e "Dois Num Só". Desde que pisou no palco pela primeira vez, Day não parou mais de cantar. "Fui convidada pelo Paulo Uchôa para cantar em um festival e não parei mais. Fui estudar, fazer licenciatura e depois especialização em Música, morei no Rio de Janeiro me aporiofundando mais, quando voltei, comecei a dar aula de canto, sou professora até hoje." Dayse se casou com Ziza Padilha, com quem teve filhos, incluindo Cibele J. Donza.

Ficha Técnica

Zarabatana Jazz Band:  Ziza Padilha (violão), Herivelton Santos (piano elétrico), Antônio Neto (baixo elétrico), Tiago Belém (bateria), Billa Boy, Marcio Jardim e Paturi (percussão), Léo Negroove, Joba, Nicinha e Suelene (vocais); Felipe Ricardo, Renato Pinheiro, Yosef Neto, Jeffinho Alves e Eldeni Sacramento (saxofones); Gerson Levi, Jeremias Pinheiro, Anderley Canuto e Iury Guibson (trompetes); Benedito Junior, Jonatas Gonçalo, Raphael Santos e Denison (trombones); Fabrício Aleixo (flauta), Renato Pinheiro (oboé), Claudionor Amaral (clarinete), Leonete Lopes (trompa), Paulo Porto (fagote).

Cameratamazônica: Celson Gomes (spalla), Pedro Teixeira, Silvia Matos, Danilo Sousa, Cauê Cabral, Rakhel Damasceno, Joziely Brito, Bruno Lima, Carlos Jonatas, Aura Nobílio, Lucas Amorim (violinos); Rodrigo Santana, Nayara Moraes e Ezequias Gomes (violas); Cristian Brandão, Emerson Maciel e Mércia Nepomuceno (violoncelos); Alessandra Castro e Fernando Collins (contrabaixos); Alexandre Contente (piano).

Serviço:

Show Melodias de Chuva, de Dayse Addario
Data: terça-feira, 19, às 18 horas
Local: Escola de Música da UFPA (Av. Conselheiro Furtado, 2007, Nazaré)
Entrada Franca
Ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do espetáculo, no Emufpa

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA