A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz é a melhor do país

Pelo segundo ano consecutivo a orquestra recebe o título

Ana Carolina Matos

Em um cenário não muito animador para a cultura, principalmente por conta das últimas perdas no setor, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) dá um fôlego necessário para a cultura paraense e brasileira. Pelo segundo ano consecutivo, o grupo foi considerado a melhor orquestra da temporada anual de ópera no Brasil. A execução da ópera “Um baile de Máscaras”, de Verdi, durante o XVII Festival de Ópera do Theatro da Paz rendeu a menção honrosa na revista movimento.com, uma das principais publicações de música erudita do país, que faz todos os anos um balanço anual da temporada lírica nacional, chamada “Resumo da Ópera”.

Regente da orquestra, Miguel Campos Neto, foi indicado como regente revelação de ópera pelo trabalho em Un Ballo in Maschera, no Festival de Ópera do Theatro da Paz. A lista destaca ainda programações em algumas cidades brasileiras e citou o Festival de Ópera do Theatro da Paz que completou oito anos em 2018. 

 “Pelo quarto ano consecutivo, o festival seguiu com um formato enxuto. A principal atração de 2018 foi uma montagem de Un Ballo in Maschera, bem cantada, bem tocada e encenada com correção, e que, exatamente por isso, também mereceu citações dentre os melhores do ano”, avaliou o crítico Leonardo Marques, autor do balanço nacional.

Para o timpanista da OSTP, Ricardo Aquino, um dos membros fundadores do grupo, o reconhecimento é resultado de um sério trabalho feito há 22 anos. “É uma alegria muito grande porque o trabalho que é feito é muito sério. Estamos colhendo o resultado do nosso trabalho.  

Vejo a evolução dos alunos, que hoje são profissionais, colegas”, avalia. O músico conta ainda que, ao longo dos anos, a OSTP teve um papel essencial na democratização do acesso à música erudita, anteriormente atrelada à elite, mas que vem alcançando espaço em outras camadas sociais. 

“A ópera foi perdendo um pouco aquele estigma de ser elitista porque os preços são acessíveis. Hoje em dia os preços são populares, as montagens são de excelente qualidade. Isso dá acesso para o pessoal conhecer um novo produto artístico”, analisa. 

 

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!