1º Festival Apoena celebra a diversidade e a música autoral do estado

O encontro de 12 atrações e quatro Djs será no Açaí Biruta

Bruna Lima

Para celebrar quase cinco anos de existência, o Espaço Cultural Apoena faz o seu primeiro festival, nesta sexta-feira (13), com atrações variadas da música feita no Pará que passaram pelo espaço ao longo desses anos. A festa começa a partir das 20h e o ingresso pode ser adquirido pelo Sympla ou na bilheteria. Importante lembrar que o Festival será no Açaí Biruta, bairro da Cidade Velha.

O 1º Festival Apoena traz 12 atrações do Pará, que engloba o rap de Pelé do Manifesto ao carimbó do grupo Sereia do Mar. Além dos Djs Raul Bentes, Jack Sainha, Onça e Me Gusta. A ideia de realizar o festival surgiu a partir do pedido de frequentadores do espaço cultural como também dos próprios músicos, uma vez que desde sua inauguração o espaço preza por uma programação cultural que valorize a música autoral feita no Pará.

O rapper paraense Palé do Manifesto, que vem ganhando destaque fora do estado, diz que se sente feliz em fazer parte desse festival, uma vez que o Apoena é um espaço que ele frequenta e que contempla a música paraense desde o início. "É um espaço que inclui o carimbó, a guitarrada e entre vários outros estilos regionais. É algo muito importante pra mim, porque além de tudo é um espaço que frequento tanto para tocar como também para apreciar trabalho de amigos", explica o rapper.

O show do Pelé do Manifesto vai ser um estilo pocket, onde vai misturar músicas antigas com trabalhos novos fazendo uma visita em diversos momentos da carreira.

De acordo com Ana Paula Guerreiro, sócia do Apoena, a realização do festival é a confirmação de um sonho que vem dando certo por meio do funcionamento do espaço. "O Apoena tem uma identidade de fortalecer a música autoral, pois é o lugar onde abrimos as portas para os artistas que estão produzindo suas próprias músicas. Mas além da música, o espaço que agrega culinária e cultura paraense. E a partir disso, os frequentadores e os próprios músicos passaram a pedir pelo festival", pontua Ana Paula.

A intenção é que o festival seja anual e a expectativa é que a cada edição novas bandas entrem no line up da festa. No ano de estreia, além do Pelé do Manifesto e do grupo Sereia do Mar está Ita Lemi Sinavuru, Bando Mastodontes, Banda Na Cuíra, Farofa Tropikal e Mestre Curica, Lauvaite Penoso e Nação Ogan, Les Rita Pavone, Allan Carvalho e Clube da Guitarrada.

Sobre a escolha das bandas, Ana Paula explicou que tentou colocar as atrações que passaram pelo Apoena ao longo desses anos. "As atrações são diversificadas e fizemos uma mistura do que vem passando no Apoena e acreditamos que é interessante para a cidade conhecer a música paraense autoral", destaca Ana Paula.

A sócia do Apoena acrescenta que o festival está sendo organizado por muitas mãos e com a contribuição de muitos amigos. "A gente está se dedicando ao máximo para que as coisas deem certo. Tem pessoas parceira, a gente ta aprendendo juntos e estamos muito feliz. Esperamos que tudo dê certo para que esse festival seja anual", acrescenta a sócia do espaço.

O festival conta com várias surpresas e uma delas é uma grande roda de carimbó como última atração, uma vez que para Ana Paula o carimbó é a atração principal do espaço. As bandas começam a tocar 20h30 e o festival deve ir até 3h30. Lembrando que a programação do Espaço Apoena retorna normalmente neste sábado (14). 

Apoena como apoiador de projetos locais

A galera do Clube da Guitarrada também está presente no festival, uma vez que o projeto nasceu dentro do espaço cultural há dois anos. De acordo com Bruno Rabelo, que faz parte do clube desde sua fundação, explica que a política do clube está 100% afinada e com o mesmo propósito do espaço.

"O clube da guitarrada nasceu em 2017 pelo guitarrista Félix Robatto e o projeto visa valorizar e dar espaço aos antigos mestres do nosso estado. E se não fosse o Apoena não seria possível realizar esse encontro uma vez no mês, porque aqui em Belém temos uma grande dificuldade para encontrar espaço que valorize as atrações locais", destaca Bruno.

Em todo primeiro domingo do mês um mestre é convidado para fazer show e celebrar a guitarrada paraense junto com músicos da nova geração. "O festival é um novo patamar que era necessário para agregar maior visibilidade à música paraense. E todo esse trabalho está sendo feito em comunhão. Todo mundo ajudando e se doando dentro do possível", acrescenta Bruno Rabelo.

Agende-se
1º Festival Apoena
Data: 13 de dezembro
Local: Açaí Biruta
Hora: 20h
Ingressos: neste link ou bilheteria do Açaí Biruta
Informações e camarotes: (91) 98158-0829/ (91) 98213-6071
Obs: Nesta sexta-feira (13) o Apoena vai funcionar até 18h. O festival vai ser no Açaí Biruta e no sábado (14) volta ao atendimento normal na casa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA