CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mariana Nascimento revela-se no livro 'Amada', cujo lançamento acontece em Belém nesta segunda (12)

Livro de poemas é lançado na véspera do aniversário da autora, na Livraria Travessia, às 18h30

Eduardo Rocha
fonte

"Amada" é uma palavra (seria apenas um adjetivo?) que revela a intimidade de muita coisa, entre as quais o amor, além de ser título do livro de estreia de Mariana Nascimento, na véspera de ela completar 21 anos, a ser lançado na segunda-feira (12), a partir das 18h30, na Livraria Travessia, em Belém. No caso do livro, "Amada", pela editora Dialética, traduz a relação entre Mariana e a poesia, já de muito tempo e reforçada no momento em que vem à tona para o grande público. Assim, a autora se vale do jogo de palavras para expor seus sentimentos, impressões, sentindo-se uma pessoa amada pela própria poesia. "O título do livro veio muito subitamente pra mim. Todos os poemas do livro são sobre amor, então achei que era um nome adequado e realmente gostei", declara a jovem autora, estudante de Artes Visuais na UFPA e moradora do bairro de Nazaré.

Mariana conta que "Amada" tem duas prosas poéticas e 17 poemas. "Não fui eu que escolhi a poesia, foi ela que me escolheu. Eu tinha 9 anos quando fiz minha primeira poesia. Foi um momento muito marcante. Fui num sarau do poeta Juraci Siqueira e recitei uma dele no palco. Quando saímos da Casa das Artes, eu disse pro meu pai (Márcio Nascimento) e pro meu tio Renato que queria fazer uma poesia, e depois de alguns minutos falei pra ele minha primeira poesia", revela.

Os poemas de "Amada" versam todos sobre o amor, de vez que a autora tem um acervo de trabalhos desse tipo. "Eu escrevo desde que me entendo por gente", diz Mariana, acrescentando que para o livro só fez escolher alguns deles. 

Outros olhos

"Eu sempre fui muito de ler qualquer coisa. Eu era uma traça. Lembro de uma vez que ganhei um livro de manhã, no lançamento. Quando era no final da tarde já tinha terminado. Acho que o que mais me encanta é o fato de que podemos ir pra qualquer lugar e sentir qualquer coisa por meio das palavras de outras pessoas. Ver o mundo por outros olhos. Esse livro nasceu depois do meu pai insistir muito, porque eu sempre tive um pouco de medo, sabe?", diz Mariana.

Entre os autores de que gosta de ler, Mariana aponta Pablo Neruda, Clarisse Lispector, Chico Buarque de Hollanda e o paraense Juraci Siqueira. Ela revela que se inspira muito nas conversas que mantém com as pessoas, "exagero sentimentos que sinto e em obras literárias maiorres como fantasia, romance e ficção científica".

Mariana diz que o cantor e compositor Chico Buarque é sua maior inspiração. "Quando eu era criança sempre dizia que ele era meu autor favorito. Lembro de uma aula do fundamental 1 em que a professora pediu pra gente dizer nossos artistas favoritos e eu respondi 'Van Gogh e Chico Buarque'. Ela duvidou e disse pra eu cantar uma música dele, e eu cantei 'Construção' ", narra. Mais de Mariana Nascimento pode ser conferido no livro "Amada".

Confira um poema de Mariana Nascimento, intitulado "Tristeza":

Tentei de todas as formas
Tentei desligar-me de ti
Tentei não chorar sangue
Mas, quando vi, já era tarde demais.

Tu, agora frequente 
Em minha vida queima e rasga
Tudo aquilo que consegui

Sonhei que não existias
Foi um sonho quase divino
Mas de olhos agora abertos
Vejo a força de tua ira 
Aquela que tanto abomino

É então que te aceito
E tu me abraças com falsa ternura
Dizendo que ficarás só um pouco 
Só até eu desistir.


Serviço:

Lançamento do livro "Amada", de Mariana Nascimento
Dia 12 de agosto de 2024
18h30
Com bate-papo com a autora
Livraria Travessia
Avenida Alcindo Cacela, 1404, entre
Governador José Malcher e Magalhães Barata

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA