CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mantos de Nossa Senhora de Nazaré são expostos na Casa de Cultura, em Castanhal

A mostra "Nossa Senhora de Todos os Mantos" apresenta onze mantos que foram usados na imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas Romarias da cidade modelo

Patrícia Baía
fonte

Cada manto conta uma história, cada peça é uma verdadeira obra de arte e eles fazem parte da exposição "Nossa Senhora de Todos os Mantos", que acontece até o dia 31 de outubro, na Casa da Cultura de Castanhal, com curadoria de Stela Miranda, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo- Secult.

A mostra apresenta onze mantos que foram usados na imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas Romarias de Castanhal, nos anos de 2008 a 2011, 2015 a 2021. Todas as peças foram confeccionadas pela artesã castanhalense Célia Leal, que há 19 anos assina o manto da Romaria de Castanhal, além de diversos outros mantos de romarias do Brasil a fora.

O manto segue a uma temática definida pela Diocese de Castanhal. Mas o que se vê nas peças escolhidas para a exposição é o colorido e o brilho. A secretária de Cultura e Turismo de Castanhal, Janete Oliveira, destaca a história que cada um dos onze mantos expostos.

VEJA MAIS

image Círio 2023: fiéis lotam Basílica à espera da apresentação do novo Manto de Nossa Senhora de Nazaré
A cerimônia de apresentação ocorre logo após a missa das 18h, na Basílica Santuário

image Círio 2023: Fiéis conhecem o manto de Nossa Senhora de Nazaré para este ano
A apresentação ocorreu após a celebração da missa, na Basílica Santuário, em Belém

"O manto significa proteção, alegria e fé. Cada um tem a sua história. Independente do credo, tocar num manto da imagem de Nossa Senhora, e tudo o que ele representa, é de uma emoção grandiosa", disse.

A curadora Stela Miranda explica que os mantos ficam sob a responsabilidade da Catedral e que a Secult solicitou a cessão para a exposição.

 "São obras belíssimas e de um riqueza cultura e histórica. Podem proporcionar essa mostra é uma grande satisfação. Agradecemos a Diocese por nos ajudar a construir esse belo momento no mês em que vivemos a nossa Romaria".

A artista

A artesã Maria Celia Leal, a dona Célia, conta que o artesanato sempre esteve presente em sua vida.

“Eu era criança quando minha mãe que também era artesã me ensinou a bordar e com pedrarias. Ela fundou em Maracanã, de onde eu sou, a Casa das Mães, para aquelas que eram muito carentes aprenderem uma profissão”, disse.

 A primeira encomenda de manto foi há mais de 20 anos, quando uma vizinha pediu para ela fazer um peça para a sua imagem.

 “Ela perguntou se eu fazia e eu aceitei o pedido. A filha dessa vizinha doou o manto para a Nossa Senhora da Conceição, do Círio de Americano e assim eu comecei”, relembrou.

O primeiro manto para Nossa Senhora de Nazaré veio no ano seguinte, quando Castanhal ainda não tinha a Diocese.

Por ano do Dona Célia borda mais de 50 mantos, sendo para romarias romaria e para imagens caseiras. Somente em 2023 já foram cerca de 30 trabalhos cheios de amor, dedicação e beleza que encanta os olhos. São mantos grandes e quase sempre cobertos por cristais. E as encomendas vem de vários lugares do estado do Pará e do Brasil.

“Este ano já fiz mantos para Santarém, Ceará, Maracaçumé, Godofredo Viana, Salinas, Nova Timboteua, Castanhal, Maracanã, Curuçambaba em Cametá e Americano. Fora os mantos para pessoas que usam em suas imagens de casa”, disse.

O mando de Castanhal é uma doação da artesã.

SERVIÇO:

Exposição: "Nossa Senhora de Todos os Mantos"

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 18:00

Local: na Casa da Cultura de Castanhal

Termina: 31 de outubro

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA