CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Intelectual negro quilombola Nego Bispo morre aos 63 anos

Autoridades políticas e militantes sociais lamentaram a perda do estudioso

O Liberal
fonte

O intelectual Antonio Bispo dos Santos, mais conhecido como Nego Bispo, morreu neste domingo (03), dias antes de completar 64 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. A informação foi divulgada pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).

Nego Bispo nasceu no Vale do Rio Berlengas (PI). Formado pelos ensinamentos de mestras e mestres do quilombo Saco-Curtume, Nego se tornou um importante líder e intelectual quilombola no país. Durante sua trajetória escreveu artigos, poemas e livros.

Bispo discutiu o conceito de “contra-colonização”, que trata da relação entre regimes sociopolíticos e cosmológicos. Ele compreende a colonização como um processo etnocêntrico que busca substituir uma cultura pela outra, por meio de práticas de invasão, expropriação e etnocídio.

Nego Bispo foi liderança quilombola com atuação na CONAQ. A atuação política e militância foram fortemente relacionadas à sua formação quilombola, evidenciada por uma cosmovisão a partir da qual os povos constroem, em defesa de seus territórios tradicionais, símbolos, significações e modos de vida.

A Conaq lamentou a perda “sua contribuição inestimável para a compreensão e preservação da cultura e identidade quilombola será lembrada e reverenciada por gerações.”

Diversas lideranças políticas e sociais lamentaram a perda de Nego Bispo, pela importante contribuição para o debate e a intelectualidade negra do país como a ministra Aniele Franco, o deputado Pastor Henrique Vieira, Célia Xakriabá e o Geledés Instituto da Mulher Negra.

 

 

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA