Ilustradora do BBB 23, Rafaella Tuma pede desculpas após ser acusada de racismo
A artista recebeu críticas ao compartilhar o meme de um comediante que segue nas redes sociais

A ilustradora do BBB 23, Rafaella Tuma, pediu desculpas nas redes sociais após receber acusações de racismo ao compartilhar um meme no Instagram.
A artista postou um print de uma conversa no Whatsapp que mostra uma conversa entre amigas, onde uma dela diz estar sofrendo por um rapaz. A segunda pede para ver a foto do referido "pretendente" e recebe a imagem de um jovem negro e de periferia, fumando um cigarro, com a camisa no ombro, usando boné e óculos escuros, sentado diante de uma casa simples. Em resposta, a 'amiga' pergunta: “Sofrendo por quê? Ele te roubou?”.
VEJA MAIS
A postagem repercutiu na web apontando uma atitude racista por parte da ilustradora, fazendo com que Rafaella fosse alvo de uma enxurrada de críticas dos internautas pelo preconceito demonstrado no ato de compartilhar o meme. Após a polêmica ganhar as redes sociais, ela veio a público fazer uma retratação, assumindo que sua atitude foi um “erro grotesco” e que o melhor caminho a seguir era assumi-lo
“Você tem que assumir os seus erros, ver que eles foram grotescos e tentar pedir desculpas. Quando peguei esse meme, peguei do próprio cara. O cara da foto é ator e ele mesmo se zoou”, disse Rafaella em vídeo.
O meme em questão foi de fato compartilhado nas redes sociais pelo comediante, músico e ator Gv Silva, que entre os tipos populares que explora nas redes sociais, costuma fazer piadas com o modo de ser e falar das "quebradas", comosão conhecidas as comunidades de periferia.
Em seguida, Rafaella pediu desculpas de coração, disse que vai passar a ter mais filtro nas redes. Declarou também estar com raiva de si mesma por não ter percebido o erro.
(*Beatriz Moura, estagiária sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA