'Ilustra! - Narrativas em Ação' desenvolve atividades gratuitas até a quarta-feira, 1º

A programação traz oficinas de ilustração, exposição de desenhos e bate-papo com artista.

Enize Vidigal
fonte

A Biblioteca Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Pará (FCP), abre as portas para a 7ª edição do “Ilustra! - Narrativas em Ação”, projeto que oferece uma série de atividades voltadas para o universo da ilustração, que são abertas à participação do público de forma gratuita. Esta edição traz como homenageada a ilustradora e desenhista de Belém, Gyselle Kolwalski, formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), que já participou de exposições e de coletâneas.

O Ilustra- Narrativas em Ação teve início na segunda-feira, 30, e continua até a quarta-feira, 1º, no 3º andar do prédio da FCP, antigo Centur. Nesta terça-feira, 31, haverá o “Desafio Flash”, oficina em que os participantes são estimulados a fazer desenhos dentro dos parâmetros propostos num curto espaço de tempo. “O instrutor vai lançando desafios de desenho, com caráter de jogo, não de disputa”, explica Jorge Ramos, assistente cultural do Núcleo Cultural da biblioteca. O Desafio Flash acontece na Gibiteca, das 9 às 10h da manhã.

Também nesta terça, 31, será aberta a exposição de Gyselle Kolwalski com desenhos recentes e antigos da artista, no hall do 3º andar. E, em seguida, haverá o “Quadriclube”, um bate-papo com a artista, até às 17h, na Gibiteca, onde ela vai contar a trajetória profissional, as influências e projetos atuais. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 30 de junho.

Ilustrações de Gyselle Kolwalsk

Dona de um estilo expressionista e existencialista, que envereda por temas de horror, porém, traz muitas imagens femininas, Gyselle trabalha com ilustração e quadrinhos há cinco anos. “O mercado em Belém é bem difícil, tenho resistência com o digital (ferramentas de arte)”, revela. Ela participou da exposição “Nós de Aruanda”, que reuniu obra de artistas de terreiro, em 2017, e da coletânea “Zagaia”, de desenhos de artistas negros amazônidas, em 2020, e também foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, no ano passado, para produzir um documentário audiovisual sobre as mulheres da praia de Joanes, no Marajó, intitulado “A história que fica- Mulheres construindo uma narrativa marajoara”.

A programação do Ilustra também oferece mostra de animação nestas terça e quarta-feiras, 31 e 1º, no setor de audiovisual, no 3º andar, das 15 às 17h.

Agende-se:

“Ilustra! - Narrativas em Ação”

Dias: 31/05 e 01/06

Local: o 3º andar do prédio da Fundação Cultural do Pará, antigo Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650, bairro de Nazaré)

Gratuito

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA