Espaço Cultural Casinha de Brincantes leva mostra de teatro para o bairro do Guamá em Belém

O evento irá contar com seis espetáculos de teatro com artistas locais que atuam em diversas linguagens

Thainá Dias

Democratizar a arte do teatro é um dos principais objetivos da Mostra Teatral “Tem gente na casinha”, promovida pelo Espaço Cultural Casinha de Brincantes, que nasceu dentro do bairro do Guamá. O evento será realizado durante os finais de semana do mês de setembro, com abertura e encerramento na Praça Benedito Monteiro, também no bairro. A programação tem classificação para toda a família, e conta com espetáculos interativos que possuem temas que abordam a comicidade, palhaçaria, e mágica. Além disso, o Espaço oferecerá oficinas de iniciação teatral para os estudantes da Escola Estadual Zacarias de Assunção.

Segundo a diretora de produção e uma das idealizadoras do projeto, Alana Lima, “foi um projeto aprovado pelo edital ‘Preamar’ de arte e cultura, a principal importância do projeto é a oportunidade de democratizar o teatro para as periferias. Por exemplo, no bairro do Guamá não existe teatros, então a mostra traz vários espetáculos abordados com linguagens diferentes que levam a arte até as pessoas que não tem a oportunidade de se deslocar para outros locais e vivenciar essa arte. Então é uma possibilidade de gerar acesso à arte”, explicou.

O evento irá contar com seis espetáculos de teatro com artistas locais que atuam em diversas linguagens, do teatro de animação à palhaçaria, da contação de histórias ao teatro de rua. A abertura e encerramento da Mostra serão realizadas na Praça Benedito Monteiro, no coração do Guamá, gratuitamente, como forma de ampliar o acesso do público e chegar a cada vez mais pessoas. Já os demais espetáculos serão apresentados no espaço da Casinha, que tem capacidade para até 30 pessoas, com ingresso no preço de uma passagem de ônibus. Estudantes, professores da rede pública e privada, jovens de baixa renda pagam meia. “O bairro do Guamá foi escolhido porque é o bairro onde a gente mora, onde a gente trabalha e onde o espaço cultural nasce. Nós somos um coletivo de teatro que é a Trupe Teia e a gente atua no bairro há alguns anos já desde 2019 com ações de teatro, palhaçaria e leitura. E sempre voltado para as ruas e para o bairro”, reforçou a diretora.

Alana ressaltou ainda que o teatro é um espaço de criatividade e empoderamento, autoconhecimento, construção de identidade. “A partir do teatro, os jovens se identificam e se encontram na arte com a possibilidade de se expressar de outras formas. A arte estimula crianças e jovens de colocarem para fora seus sentimentos e suas expressividades. Eles precisam se reconhecer como pessoas que tem total direito com a arte”, concluiu.

O Espaço Cultural Casinha de Brincantes é um espaço independente, sem fins lucrativos, voltado para a linguagem do teatro e suas possibilidades e nasce com o objetivo de democratizar o acesso ao teatro nas periferias. Localizado no bairro do Guamá, o espaço foi inaugurado em fevereiro de 2022 e é sede do grupo idealizador Trupe Teia, coletivo de teatro de rua e palhaçaria atuante desde 2019 e que desenvolve suas pesquisas e ações culturais no Guamá.



 

Agende-se

Mostra Teatral “Tem gente na casinha”

Data: 03/09, 09/09, 10/09, 16/09 e 17/09

Hora: 19h30

Local: Praça Benedito Monteiro (Travessa Ezeriel Mônico de Matos, 469-591 – Guamá) e Espaço Cultural Casinha de Brincantes (Pss. São Miguel, número

50-Altos. Guamá)


 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA