Criança Intersexo: Entenda a condição do bebê de Teca em 'Renascer'
Tema já foi abordado uma vez, na versão de 1993 da novela, em que a personagem Buba era intersexo

O nascimento do bebê de Teca, personagem interpretada por Lívia Silva, vai trazer um novo assunto à trama da novela "Renascer": a intersexualidade. Tema já foi abordado uma vez, na versão de 1993 do folhetim.
VEJA MAIS:
Após um parto difícil, que contou até com a ajuda sobrenatural de Maria Santa (Duda Santos), a criança se tornou centro das discussões da trama, após José Augusto (Renan Monteiro) a reconhecer como intersexo.
Mas afinal, o que significa o termo?
O termo intersexual se refere a pessoas que nascem com características, entre elas genitálias e cromossômicas, que não podem ser identificadas apenas como masculino ou apenas como feminino.
As condições intersexo podem ser descobertas logo no nascimento, como aconteceu com a bebê de "Renascer", mas também podem ser reveladas só mais tarde, durante a puberdade. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), especialistas estimam que aproximadamente entre 0,05% e 1,7% da população mundial é intersexo.
A mudança na história do filho de Teca foi uma forma de o autor Bruno Luperi homenagear a Buba da primeira versão, que era intersexo. No remake, a personagem é uma mulher trans interpretada pela atriz Gabriela Medeiros.
(*Beatriz Rodrigues, estagiária sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de Oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA