Festival internacional de documentários exibe série 'A Herança da Coruja'
Obra do mestre francês Chris Marker será exibida em streaming gratuito em parceria com o Spcine Play
O Festinal Internacional de Documentários "É Tudo Verdade 2020 On-Line" e o Spcine Play exibem em streaming gratuito, a partir desta quinta-feira (26), a série documental francesa "A Herança da Coruja" ( L‘Héritage de la Chouette, 1989), do mestre francês Chris Marker (1921-2012). Os episódios, com legenda em português, podem ser acessados até o dia 5 de abril, no site do "É Tudo Verdade" ou no Spcine Play.
Em versão restaurada, a série discute em 13 episódios - a partir de 13 palavras incorporadas ao vocabulário moderno - o legado cultural e político da Grécia clássica para o mundo contemporâneo. Entre os 60 convidados, encontram-se filósofos como Cornelius Castoriadis, George Steiner e Michel Serre, helenistas como Giulia Sissa e Vassilis Vassilikos (“Z”), e cineastas como Elia Kazan e Theo Angelopoulos.
Para o crítico de cinema Amir Labaki, diretor-fundador do "É Tudo Verdade", "'A Herança da Coruja' é um projeto absolutamente excepcional e atípico. Tão atípico quanto Marker trocar o tradicional gato de estimação por uma coruja. Foi sua maneira de celebrar a metáfora de Hegel, de que 'a coruja de Minerva só voa ao anoitecer', isto é, a interpretação da história exige a passagem do tempo. A série foi sua mais importante obra do gênero para a TV. E, vista hoje, lança luz sobre os desafios essenciais da hora: a defesa da democracia, o combate à misoginia, os perigos da amnésia".
Criado e dirigido pelo crítico Amir Labaki, o festival conta com o patrocínio do Itaú, Sabesp e Spcine; parceria do SESC-SP e com o apoio cultural do Itaú Cultural. Conta também com a realização do Ministério da Cidadania, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA