Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Os Melhores do Cinema segundo a ACCPA

Marco Antonio Moreira

A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) com a fundamental contribuição de Pedro Veriano e Luzia Álvares manteve, em 2021, a tradição de escolher os melhores do cinema. Desde 1962, ano de sua fundação, a associação (uma das associações de críticos de cinema mais antigas do país) reúne os críticos associados interessados em participar da escolha de melhores filmes e outras categorias como meio de contribuir com a cultura cinematográfica do espectador paraense.

Lembro-me das reuniões da associação para a escolha dos melhores do cinema na casa de Pedro e Luzia, no final de cada ano, quando o assunto principal era sobre os melhores filmes, atores, atrizes e outras categorias de avaliação fílmica. Belos encontros de cinefilia com críticos/amigos como Acyr Castro, Rafael Costa, entre outros colegas que sempre serão lembrados, incluindo, especialmente, principalmente, meu pai, Alexandrino Moreira, meu mestre de cinema.

Este ano, sentimos a falta do querido amigo Vicente Cecim que muitas vezes enviou sua lista de melhores do ano e enriqueceu nossos debates nesses encontros cinéfilos. Cecim faleceu ano passado, e, provavelmente, estaria participando de mais uma eleição da associação. Boas memórias!

Em 2021, a votação dos melhores do ano no cinema foi por e-mail, de acordo com a avaliação de cada crítico sobre os filmes exibidos nos cinemas e canais streaming nesse ano. Confira a relação geral dos melhores do Cinema da ACCPA e algumas categorias votadas na eleição.

O filme Ataque dos Cães de Jane Campion ficou em primeiro lugar em uma lista que demonstra diversidade de diretores, gêneros e estilos cinematográficos. Nas tradicionais menções especiais realizadas anualmente, destaque para homenagem ao amigo, crítico, escritor e colaborador Vicente Cecim.    

Feliz 2022 para todos!

Melhores Filmes do Cinema – ACCPA 2021

Filmes

Relação Geral

  1. O Ataque dos Cães, de Jane Champion – 59 pontos
  2. Nomadland, de Chloé Zhao – 38 pontos
  3. Tempo, de M. Night Shyamalan– 26 pontos
  4. Annette, de Leos Carax – 25 pontos
  5. Cry Macho-O Caminho da Redenção, de Clint Eastwood – 23 pontos
  6. Meu Pai, de Florian Zeller – 20 pontos
  7. Judas e o Messias Negro, de Shaka King – 17 pontos
  8. Druk-Mais uma Rodada, de Thomas Vinterberg– 16 pontos
  9. Duna, de Denis Villeneuve – 13 pontos
  10. A Mão de Deus, de Paolo Sorrentino – 12 pontos

Categorias:

Melhor direção: Jane Champion (O Ataque dos Cães)

Melhor ator: Benedict Cumberbatch (O Ataque dos Cães)

Melhor atriz: Frances McDormand (Nomadland)

Melhor ator coadjuvante: Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro)

Melhor atriz coadjuvante: Anya Taylor‑Joy (Noite Passada em Soho)

Melhor Roteiro Original: Não Olhe Para Cima, Bela Vingança, Druk-Mais uma Rodada, A Mão de Deus (empates)

Melhor Roteiro Adaptado: O Ataque dos Cães

Melhor Documentário: The Beatles: Get Back e A Última Floresta (empates)

Menções Especiais: Anualmente, a ACCPA apresenta essa categoria como forma de incentivo da Associação aos destaques cinematográficos do ano. As atribuições para estas menções consideraram as referências de alguns associados para este ano, 2021.

  1. Vicente Franz Cecim – e sua contribuição ao cinema (APCC) pela sua amizade, exemplo e enriquecimento de sua cultura cinematográfica em diversas críticas e debates que participou no cineclube e à literatura fantástica amazônica;
  2. Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) – persistência em manter as atividades virtuais sobre temas variados;
  3. 8ª Mostra de Cinema da Amazônia celebrando os 100 anos do cinema na Região (1921 a 2021) – promovido por Eduardo Souza, sob a Lei Aldir Blanc/SECULT
  4. III Festival Do Filme Etnográfico Do Pará - do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual Visagem (PPGSA/UFPA), coordenação geral de Alessandro Campos e Denise Cardoso;
  5. Festival Pan-Amazônico de Cinema – AMAZÔNIA DOC 6ª Edição – coordenado pela cineasta  Zienhe Castro;
  6.  Apresentação, defesa e aprovação da Tese de Doutorado Paisagem Na Neblina Da Arte Cinematográfica: um pacto cinéfilo do Cineclube da Associação Paraense de Críticos Cinematográficos (APCC) – por Marco Antonio Moreira Carvalho – PPGARTES/Linha de Pesquisa: História, Crítica e Educação em Artes.
Cine News
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS