Cineclube Paraense faz homenagem especial para a diretora americana Barbra Streisand

Streisand completa 80 anos no dia 24 de abril e ganha noite especial no Cine Líbero

Thainá Dias

Dos Estados Unidos para as telonas, a atriz, diretora, roteirista, produtora, cantora e compositora Barbra Streisand celebra 80 anos de vida no próximo dia 24 de abril. Visando comemorar a data, o Cineclube Paraense, em parceria com o Cine Líbero Luxardo, exibe naquela o filme “Yentl”, dirigido por Streisand, hoje, às 19h, com entrada franca no Cine Líbero, em Belém.

A exibição do filme será acompanhada de uma apresentação da vida e carreira de Barbra Streisand, presidida pelo cinéfilo Marcelo Flexa, membro do Cineclube Paraense. Após a exibição de “Yentl”, haverá um debate com o público e sorteio de brindes, como DVDs dos filmes da diretora.

Segundo Marcelo Flexa, “Barbra ainda é uma das últimas artistas da época de ouro do cinema americano, uma artista multifuncional que canta, atua, dirige, produz e é um grande exemplo para as novas diretoras que estão despontando no cenário atual, ela numa época em que a academia era machista ao extremo, enfrentou e bancou o ‘Yentl’ para provar que uma mulher pode sim ter total controle da obra. As duas vezes que seus filmes na direção foram finalistas no Oscar e não a indicaram foram feitos protestos no palco por vários artistas”, afirmou o cinéfilo.

Fã assumido dos trabalhos de Barbra Streisand, Flexa tem todos os trabalhos da diretora. Ele conta que a paixão começou aos onze anos de idade assistindo o então filme “Yentl”. “Foi paixão ao primeiro frame. Uma arrematação do talento dela ao assistir ao filme e depois saber que ela tinha dirigido, atuado, produzido, roteirizado e cantando no filme. Outro talento dela que, logo depois de assistir ao filme me tomou de prazer, foi escutar aquela voz cristalina”, relembrou.

Para o cinéfilo, as obras dirigidas por Barbra sempre tem uma visão pessoal, mas com um olhar para que todos questione o sistema e a vida. “Em Yentl, por exemplo, Barbra questiona num filme de época os diretos das mulheres a liberdade de poder fazer o que quiser, de poder evoluir como indivíduo, em ‘O príncipe das marés’, ela fala dos problemas psicológicos e existências da geração atual e em ‘O Espelho Tem Duas faces’, o lugar da mulher onde sendo manipulada pela sociedade para se ter ou ser um padrão que eles desejam e não uma consequência de ser o que você”, ressaltou.

 

“Yentl”

“Yentl” é um filme do ano de 1983, que marca a estreia na direção de Barbra Streisand. Quando comprou os direitos para realizar o filme em 1968, Streisand tinha 26 anos e desejava interpretar a protagonista. Anteriormente a história havia sido levada aos palcos em um espetáculo que estreou na Broadway em 1975. Mas foi somente quase uma década depois que ela recebeu o aval para iniciar as filmagens.

Sinopse - Na história, Yentl Mendel (Streisand) é uma garota judia que mora com seu pai, um homem religioso que permite que a filha estude, algo estranho à sociedade religiosa local. Após a morte do pai, e sozinha no mundo, Yentl deseja seguir seus estudos do Torah e do Talmude. A única maneira de estudar em uma sociedade extremamente patriarcal, é ser homem. É aí que ela resolve se transformar em um.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA