CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Chargista de O Liberal participa de exposição

A exposição "Riscos da Pandemia" começa nesta sexta-feira, 25, em João Pessoa, Paraíba

Painah Silva
fonte

Com intuito de retratar o período vivido mundialmente, surgiu a ideia de apresentar uma exposição chamada “Riscos da Pandemia”, que abrirá a partir de hoje, 25, no Shopping Sul, em João Pessoa, Paraíba. J.Bosco, cartunista de O Liberal, é um dos participantes e conta como aconteceu o convite para apresentar seus trabalhos no evento que tem como intuito ser educativo em relação ao combate à pandemia. 

William Medeiros é designer, ilustrador e coordenador da exposição, a qual não funcionou nos últimos anos e retorna neste momento de maior liberação das regras sanitárias. Ele selecionou os cartunistas, de diversas regiões do Brasil, para apresentar seus trabalhos no local. A escolha dos artistas aconteceu a partir de critérios como evidência na imprensa, segundo J.Bosco. “Ele me convidou e eu topei”, conta. 

O objetivo central é levar o incentivo ao público e educar, através da arte, sobre os riscos da Covid-19. As obras precisavam atender a critérios de seleção: “Os trabalhos não poderiam ter um foco de charge mais crítico, mas sim educativo”, relata o artista. 

Tendo escolhido dois de seus desenhos, já publicados em O Liberal, J.Bosco enviou à exposição, obras que remetem à importância da vacinação. “É um estímulo para as pessoas se vacinarem, não é uma exposição de cartuns críticos. É mais educativo “, diz.

Além dos trabalhos do chargista, o único da região Norte, a exposição apresenta em torno de 32 obras de outros artistas que mostram, através do humor gráfico, sua visão sobre o vírus da Covid-19. Entre eles estão: Jota A, Brum, Samuca, EDRA, Moises, Klévisson Viana, Regis Soares, Carol Ito, Thiago Lucas, Gilmar, Fernande, REI, Santiago, William Medeiros e Fraga.

Em um dos desenhos, ao trazer um lutador de esgrima, mais antiga arte marcial do Ocidente, J.Bosco demonstra a necessidade de vacinação. Já em outro, há um indígena em frente ao personagem da morte e entre eles apresenta o vírus. Ele conta que ambos trabalhos foram publicados no jornal no início da campanha de vacinação, na qual ele viu uma oportunidade para retratar o momento vivido. “A charge é essa eterna campanha. Todo dia você faz, não só uma crítica, mas por outro lado você ajuda a estimular 

(Estagiária Painah Silva, sob supervisão da Coordenadora de Conteúdo de Cultura, Sonia Ferro)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA