CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Centur recebe "Sabores da Amazônia' e 'Beirando a Moda'

Os festivais fomentam a cultura paraense neste domingo, 15 com moda, gastronomia e arte

Ana Carolina Matos
fonte

O Festival Sabores da Amazônia e o Festival Beirando a Moda, dois grandes eventos que se juntaram em 2019, encerram hoje, no Centur, suas programações de fomento da cultura paraense. O "Sabores" valoriza os ingredientes e a culinária do Pará e o "Beirando" promove o trabalho de artistas da capital paraense e a ocupação de espaços públicos. Ambos têm como objetivo principal gerar negócios aos empreendedores de vários segmentos econômicos. O espaço pode ser visitado das 10h às 22h. A entrada é gratuita.

Ao todo 71 expositores, em uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados, participam da programação. Além de 22 estabelecimentos com pratos entre R$5 e R$10; nove fornecedores de ingredientes da Amazônia, como queijo do Marajó, mel, palmito, entre outros, que farão parte de um empório; e 40 produtores de economia criativa. O evento conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP), Abrasel e Universidade da Amazônia (Unama).

Além de um espaço kids preparado para os pequenos, um local voltado para o turismo e voluntários da Escola Bike Anjo, que ensinam pessoas de todas as idades a andar de bicicleta, as feiras têm ainda apresentações musicais. Hoje, a festa tem início com o grupo Clowns, às 10h30; Orquestra Aerofônica, às 19h e Warilou, às 20h30.

Leda Magno, gerente do Sebrae na região metropolitana de Belém, explica que o Festival Gastronômico Sabores da Amazônia é realizado com o objetivo de fomentar a representativa gastronomia do Pará. "O que queremos é levantar a bandeira para que os residentes em Belém e o que estão transitando na cidade, de outros estados e até de fora do Brasil, possam experimentar um pouquinho da nossa riqueza cultural valorizada dentro de um cardápio", ressalta.

Os fornecedores e restaurantes são atendidos pelo Projeto Ingredientes da Amazônia, promovido pelo Sebrae. "O festival traz a valorização dos insumos regionais e principalmente a inovação na diferenciação de cardápio. Todas as empresas que são atendidas pelo circuito, são empresas que foram preparadas pelo Sebrae, desde a parte da produção, onde receberam toda a estrutura necessária de padronização de receitas, composição de cardápios, respeitando a harmonização dos cardápios e ao mesmo tempo fazendo uso dos insumos amazônicos na gastronomia", pontua Magno.

Com produtos como artesanato, papelaria, terrários, acessórios, bolsas, lettering, roupas e laços, o Beirando a Moda conta com 40 estandes. "O Beirando a Moda é um projeto itinerante em que a gente apoia e incentiva marcas locais à atitude empreendedora. O nosso objetivo através dos mercados é que por meio dessas experiências de arte e conexão, a população conheça, apoie e incentive as marcas locais, assim movimentando a economia criativa local, fazendo com que a cidade fique mais vibrante, mas criativa", destaca Lorena Furtado, idealizadora da iniciativa.

Além do incentivo à criação, uma das possibilidades e benefícios da realização do projeto é a ocupação dos espaços públicos. "A gente gosta muito de ocupar esses espaços da cidade que as pessoas não conhecem, não ocupam. Então levar os criativos, transformar o local, deixar com a nossa cara, e as pessoas irem pra lá consumir isso, vivenciar esses espaços, é incrível!", pontua.

Agende-se:

Festivais Sabores da Amazônia e Beirando a Moda

Data: Até 15 de dezembro

Hora: Das 10h às 22h

Local: térreo do Centur (Av. Gentil Bitencourt, 650, Batista Campos)

Informações em www.pa.sebrae.com.br

Entrada franca

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA