Blocos, bailes e festas agitam a capital paraense neste final de semana

'Carnevale', 'Feijoada e Purpurina' e blocos dos 'Solteiros' e dos 'Farofeiros' são alguns dos eventos em Belém

Enize Vidigal

A animação toma conta do fim de semana com desfiles de blocos e festas que esquentam o pré-carnaval de Belém no final de semana. Nesta sexta-feira, 14, o Carnevale - Baile das Themônias vai arrastar os foliões a partir das 18 horas, com saída do Anfiteatro da Praça da República até a Casa Mangueirosa (antigo African Bar).

E, no sábado, 15, a Fotoativa realiza o Baile de Carnaval Feijoada e Purpurina, a partir das 11 horas, na sede da entidade; o Bloco dos Solteiros agita a Arena Mormaço, a partir das 18 horas; e o Espaço Cultural Apoena faz a festa da folia com Ita Lemi Sinavuru e Bando Mastodonte, a partir das 21 horas. No domingo, 16, tem o Baile dos Farofeiros com várias atrações, a partir das 14 horas.

Os coletivos de produção cultural independente NoiteSuja, Batikabum e Themônias reúnem-se para levar às ruas a 5ª edição do "Carnevale". A concentração inicia às 18 horas com as DJs S1mone e Sid Manequim. O cortejo sai às 21h15, puxado pelas drags do NoiteSuja e pela bike-som "Maria Lira" com os artistas padrinhos Juliana Sinimbú, Antônio de Oliveira, Ananindeusa, Jeff Moraes, Sammliz e Val do Copão.

Na Casa Mangueirosa (Praça Waldemar Henrique), no Reduto, a festa tem os DJs Batikabum (Projeto Cachonda e Zek Pikoteiro), Coisa Preta (Monik) e NoiteSuja (S1mone) e shows performáticos das drags Lissandra Candy e Tiffany Boo.

Fotoativa

A solidariedade comanda a festa popular na Fotoativa. O Baile Feijoada e Purpurina terá a participação do Afoxé do Guarda Xuva Axado, do Comitê Arte pela Vida e da banda de fanfarra. O objetivo é celebrar e angariar fundos para a manutenção da Fotoativa (Praça das Mercês, 19, Campina).

Afoxé do Guarda Xuva Axado é um dos blocos mais antigos de Belém (Divulgação)

O Afoxé do Guarda Xuva Axado, inspirado no projeto "Saraus da Memória", abre a festa com afoxé, depoimentos e projeção de imagens de época. Serão comercializados feijoada completa, abadá, capirinha e cerveja.

Ainda, o estande do Comitê Arte pela Vida traz a Drag Queen Veronique Vaz, do artista Francisco Vasconcelos, e estúdio de maquiagem e brechó de roupas carnavalescas para quem quiser montar uma fantasia durante o baile. Às 15 horas, a tradicional banda de fanfarra anima o público. 

Solteiros

As bandas Baladeros, Tamo Junto, Breno Tillman, MC Loro e DJs Nexx e Lesto irão embalar o Bloco dos Solteiros, no sábado, 15, no Mormaço (Rua Carnmeiro da Rocha, 1, Cidade Velha), a partir das 18 horas. “Somos sertanejeiros, mas essa época do ano é gostosa demais. Esperamos sempre o período do carnaval para ousar no repertório e nos divertirmos”, afirma Fábio Alves, vocalista da banda.

A banda Baladeros comanda o Bloco Oficial dos Solteiros (Divulgação)

É o segundo ano desse bloco que terá som de funk, pagode, sertanejo e axé. Renan Navarro, um dos vocalistas do Tamo Junto, completa: “O nosso repertório é basicamente de pagode, mas a swingueira também faz parte dos nossos shows. Então só fizemos uma adaptação para transformar o encontro com foliões bem mais agitado”. Ingressos à venda nas Centrais Bis.

Apoena

As bandas Ita Lemi Sinavuru e Bando Mastodonte serão atração na festa de carnaval do Apoena (Tv Duque de Caxias, 450, Marco), a partir das 21 horas, com ingressos a R$ 15. O espaço recebe o Bloco dos Farofeiros no domingo, 16, a partir das 14 horas, com shows e discotecagens com entrada franca: Farofa Tropikal, Fanfarra de Trombones, Bloquinho dos Farofeiros com Layse, Nação Ogan e Becbloco, DJ's Rony do Guamá, Jack Sainha, Me Gusta e Molhadinha. 

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA