CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cantora Andréa Pinheiro faz restrospectiva da carreira por meio de documentário

“Vídeo-retrato” é um documentário em primeira pessoa sobre a história de Andréa Pinheiro

Bruna Lima
fonte

A paraense Andréa Pinheiro resolveu apresentar ao público um trabalho de retrospectiva da carreira, a qual tem 36 anos, como forma de reviver as principais fases. Nesta terça-feira (7), a artista lança a primeira parte do documentário “Vídeo-retrato” produzido pela Amazon Filmes, e pode ser visualizado pelo canal de Andréa Pinheiro no Youtube. A segunda parte do documentário está em fase de produção e não tem data prevista de lançamento.

O roteiro foi proposto pelo Arthur Nogueira, que além de cantor e compositor, é também produtor musical. Ele sugeriu que a artista gravasse clipes no formato de voz e violão, que foi como ela começou a cantar na noite de Belém. “Escolhi canções dos meus três primeiros discos e produzimos os clipes especialmente para o documentário”, destaca Andréa.

O projeto “Vídeo-retrato” chegará ao público em duas partes. A primeira parte do documentário foca nos álbuns “Fiz da Vida Uma Canção: Andréa Pinheiro canta Waldemar Henrique” (2001), “Diz Que Fui Por Aí: Andréa Pinheiro e Galo Preto” (2004) e “Não Apenas de Passagem” (2009).

“É a primeira vez que eu faço um trabalho como esse, de retrospectiva da minha carreira. É um registro importante e que me deixa orgulhosa de tudo o que já realizei. Resolvemos dividir em duas partes, para não ficar longo. Pretendemos seguir com o mesmo formato e abordar os outros álbuns da minha discografia, em ordem cronológica”, explica a artista, que já contabiliza sete álbuns solo.

VEJA MAIS

image Show 'Um Som Para Nazaco' reúne vários artistas paraense em prol da saúde do músico
Nilson Chaves, Alba Mariah, Andrea Pinheiro, Ronaldo Silva, Pedrinho Cavalléro, Nego Nelson e Ziza Padilha estão entre os que irão se apresentar.

image Andréa Pinheiro e Trio Lobita lançam álbum
A música que dá nome ao disco, "Na Marola", é a primeira composição de Paulinho Moura, Cardoso e Tiago Amaral

O projeto documental “Vídeo-retrato” foi idealizado por Arthur Nogueira, Cassim Jordy na direção geral; Felipe Cortez na direção de cena; Gabriel Souza, Rhalim Jordy e Dylan Moura na edição e colorização; e Genard Silva, Luciano Peniche e Marco Parente nas câmeras.

Desencantares

Em meio a essa produção e lançamento do documentário, a artista também acaba de lançar o álbum inédito, “Desencantares”, que já está disponível nas principais plataformas digitais. O álbum é sobre a obra do Walter Freitas, produzido pelo Luiz Pardal. Um repertório muito importante no contexto da música da Amazônia, que desafia a artista como intérprete e diz muito sobre todos que nasceram na Amazônia.  O lançamento presencial do show será no segundo semestre.

O álbum “Desencantares: Andréa Pinheiro canta Walter Freitas” é uma homenagem àquele que a intérprete considera um dos maiores compositores da Amazônia. “Há alguns anos, o Luiz Pardal me convidou pra cantar, acompanhada pela Cameratamazônica, duas músicas do Walter, com arranjo para cordas e percussão. Imediatamente me apaixonei pelo trabalho e, de lá pra cá, venho tentando trazer a público esse material, essa ideia, esse som tão rico e único que é a produção do Walter Freitas”, explica.

Com arranjos e regência do maestro Luiz Pardal, que também gravou as violas e os violinos, o álbum apresenta nove faixas, com a participação dos músicos Príamo Brandão (contrabaixo acústico), Bruno Valente (violoncelo) e Márcio Jardim (percussão). O repertório reúne as canções conhecidas de Walter, como “Fruta Rachada”, “Tum Ta Ta” e “Pixãim”, à inédita “Co'Jesu”.

“A obra do Walter Freitas é marcada tanto por uma linguagem poética singular dentro da tradição da canção brasileira, elaborada a partir de subdialetos amazônicos, como por uma impressionante variedade de ritmos. São canções que me desafiam, e por isso decidi gravá-las agora, depois de tantos anos de estrada e amor à música”, celebra Andréa Pinheiro, artista que começou a cantar em 1987, dedicando-se até os dias de hoje a apresentações em casas noturnas, teatros e festivais de música.

O primeiro álbum da artista “Fiz da Vida Uma Canção”,faz releituras de canções do maestro Waldemar Henrique, foi lançado em 2001. Andréa Pinheiro é cantora e violonista, estudou violão popular e erudito. Iniciou a carreira profissional em 1987, apresentando-se em teatros, casas noturnas e festivais de música.De 1994 a 2000 foi a cantora oficial da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).

SERVIÇO:

Lançamento do documentário “Andréa Pinheiro: Vídeo-retrato - Parte I”

Data: 7 de março de 2023

Hora: 9h

Local: no canal da cantora no YouTube: youtube.com/@andreammpinheiro

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA