MENU

BUSCA

Vídeo de performance em libras da música “Voando pro Pará” viraliza na internet; confira!

Projeto celebra inclusão e diversidade ao traduzir sucesso regional em Libras, promovendo acessibilidade e representatividade

Riulen Ropan

Uma apresentação repleta de ritmo, inclusão e representatividade está conquistando a internet. A professora de Libras Lorena Rátis e o estudante João Henrique emocionaram o público ao interpretar, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a música “Voando pro Pará”, sucesso da cantora Joelma. O vídeo já ultrapassou 50 mil visualizações e tem recebido inúmeros elogios nas redes sociais.

Com muita expressividade, ritmo e os sinais característicos da Libras, a performance chamou atenção não apenas pela criatividade, mas também pelo propósito: tornar a música acessível à comunidade surda e, ao mesmo tempo, valorizar as raízes culturais do Pará. A união entre calypso e língua de sinais deu origem a uma apresentação envolvente e potente. Assista:


Na legenda do vídeo, os intérpretes explicam que a proposta visa integrar diferentes identidades e promover um diálogo entre cultura regional e acessibilidade. “Como aluno de Libras e futuro profissional, quero ser um exemplo e inspiração para que mais pessoas ouvintes e instituições reconheçam o valor da língua e da inclusão em qualquer espaço”, afirmou João Henrique.

VEJA MAIS 

Rabeta Sound: aparelhagem inspirada na cultura ribeirinha viraliza nas redes sociais; veja o vídeo
Sucesso no Baixo Acará, projeto une tradição das rabetas com potência sonora das grandes aparelhagens do Pará

VÍDEO: Jonas Brothers fazem 'chá revelação' de influencer brasileira durante show em Nova York
O momento 'fofura' viralizou nas redes sociais e já acumula mais de 400 mil visualizações

Jogador do Paysandu, Diogo Oliveira, faz chá revelação no Estádio da Curuzu; veja o vídeo
Cerimônia aconteceu na última segunda-feira (7), no gramado da Curuzu, com presença do mascote e tema azul e rosa

A professora Lorena Rátis explica que quando começou na Libras sentia falta de conteúdos acessíveis com músicas regionais. “Quando eu procurava vídeos para trabalhar traduções musicais, dificilmente encontrava músicas paraenses. Foi aí que surgiu o desejo de construir algo nosso. Nossa cultura é muito rica”, diz.

A repercussão foi imediata. Internautas elogiaram a iniciativa e destacaram a emoção provocada pela performance. “Impossível ver esse vídeo sem estampar um sorriso no rosto”, comentou um usuário. “O único defeito desse vídeo é que ele acaba”, brincou outro.

(Riulen Ropan, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web de oliberal.com)