'Mostra de Cinema de Gostoso' transforma praia em sala a céu aberto na 12ª edição
Evento reúne mostras competitivas, clássicos restaurados e estreias inéditas; Grupo Liberal acompanha o festival e vai realizar matérias exclusivas
A 12ª Mostra de Cinema de Gostoso começa nesta quinta-feira (20) na Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso (RN), onde a areia se transforma em sala de exibição com 700 espreguiçadeiras, projeção 4K e som 7.1. O evento, dedicado ao cinema brasileiro, segue até 24 de novembro com mostras competitivas de longas e curtas, além de sessões especiais. O Grupo Liberal participa da cobertura com o jornalista e colunista Ismaelino Pinto, que acompanhará os destaques diários do festival diretamente do local.
VEJA MAIS
A programação de quinta-feira abre às 20h30, com cerimônia de abertura, seguida pela Mostra Competitiva, que exibe o curta “Dia dos Pais” (AM) e o longa “A natureza das coisas invisíveis” (DF), de Rafaela Camelo. Na sexta (21), a Mostra Panorama inicia às 14h30, com títulos do RJ e CE, e a sessão de Clássicos Restaurados, às 17h30, apresenta “Cinema, aspirinas e urubus” (PE), de Marcelo Gomes. À noite, a Mostra Competitiva exibe produções do RN, PE, RJ e CE.
No sábado (22), a Mostra Potiguar começa às 18h, com quatro curtas do RN, seguida, às 20h30, pela Mostra Competitiva, que traz “Laudelina e a felicidade guerreira” (RJ) e “Cais” (BA). Às 22h30, ocorre a Sessão Especial com “O agente secreto” (PE), de Kleber Mendonça Filho. No domingo (23), a Competitiva apresenta produções da PB, RN e MG, enquanto a Mostra Potiguar, às 18h, reúne cinco curtas de diferentes estados.
Na segunda (24), último dia, a programação inclui o seminário “Cinema indígena em deslocamento”, com Auritha Tabajara e Débora McDowell, e a Mostra Panorama, que exibe “Boiuna”, “Fuá, o Sonho” e “A mulher sem chão”. Às 20h30, a Sessão Especial encerra o evento com o documentário “Dona Onete – Meu Coração Neste Pedacinho Aqui” (RJ), dirigido por Mini Kerti, que conta a trajetória da cantora paraense, que se tornou um dos principais nomes da música amazônica após se lançar nos palcos aos 72 anos. Filmado entre rios e florestas do Pará, o longa apresenta a artista em narrativas que destacam memória, ancestralidade e a relação com o território.
Virtualmente
O festival de cinema terá continuidade no ambiente virtual por meio de uma parceria com a plataforma de streaming gratuita Itaú Cultural Play (IC Play). De 25 de novembro a 9 de dezembro, será exibido o programa “Filmes Potiguares”, que reúne dez curtas-metragens produzidos nos últimos dois anos no Rio Grande do Norte.
A iniciativa ocorre logo após o encerramento da 12ª edição do festival em São Miguel do Gostoso, disponibilizando ao público de diferentes regiões do país uma seleção de obras recentes do cinema potiguar. Os títulos abrangem produções documentais e ficcionais e apresentam recortes variados de temas relacionados ao território, às identidades locais e às expressões culturais do estado.
A mostra é realizada pelo Ministério da Cultura, Petrobras, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e conta com patrocínios da Salinor, SECULT, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Banco do Nordeste.
Palavras-chave