MENU

BUSCA

Festival Laranja Mecânica terá shows e oficinas em Capitão Poço

Evento chega à 11ª edição entre 4 e 6 de setembro com Manoel Cordeiro e artistas locais no Espaço Social JCA

Gustavo Vilhena*

O município de Capitão Poço, no nordeste do Pará, recebe entre os dias 4 e 6 de setembro a 11ª edição do Festival Laranja Mecânica. O evento terá entrada gratuita no Espaço Social JCA e contará com apresentações musicais, palestras e oficinas culturais.

Inspirado nos subgêneros do rock autoral, o festival abre espaço para diferentes ritmos e, neste ano, recebe como convidado especial o mestre da guitarrada Manoel Cordeiro. Além dele, se apresentam artistas regionais como Netto Lima, Sandrinha Eletrizante, Melque do Marco e diversas bandas locais.

VEJA MAIS

Arraial do Pavulagem: Calendário para COP 30, Círio e Cordão do Galo é confirmado
As inscrições para a 23ª edição do Arrastão do Círio, para a formação do Batalhão da Estrela, iniciam no dia 30 de agosto

Evento 'Multiverso Geek – Heróis pelo Clima' une cultura pop e sustentabilidade em Belém
O 'Multiverso Geek – Heróis pelo Clima' ocorre neste domingo (31) no Teatro Estação Gasômetro em Belém

Origem e significado do festival

O nome do festival faz referência à laranja, principal produto agrícola de Capitão Poço, cidade reconhecida como “Terra da Laranja”. A escolha também remete, de forma bem-humorada, ao filme “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick.

Criado por integrantes das bandas Imagem Distorcida, Esquadrão Cachorro Amarelo e Laranja Lo-fi, o evento passou a ser organizado pelo coletivo Los Pelicanos, grupo formado após o fim da Laranja Lo-fi.

Legado cultural para a região

O coordenador do festival e fundador da banda Los Pelicanos, Yan Pereira, destacou a importância do evento para os artistas locais.
“Nosso festival tem história e valor sentimental para muitas pessoas de Capitão Poço e de cidades vizinhas. Foi o primeiro festival alternativo da região e continua servindo de palco para muitos artistas e dando acesso ao público”, afirmou.

O convidado especial desta edição, Manoel Cordeiro, também ressaltou o impacto cultural do festival.
“Capitão Poço é uma cidade muito especial, com grandes artistas. O Laranja Mecânica tem uma importância cultural no Nordeste do Pará. Eu adoro ver a cena se movimentando, de ver como os jovens artistas entendem a música e poder dialogar com eles”, disse o guitarrista.

Cordeiro também apresentará o manifesto “MPB feita na Amazônia”, que reivindica maior valorização da música regional, e tocará com sua nova banda, Sonora Amazônia, formada por Renata Del Pinho (voz), Michael Yamada (baixo), Augusto César (bateria) e Igor Capela (guitarra).

Atividades formativas e programação

Além dos shows, o festival oferece palestras e rodas de conversa voltadas a artistas e produtores culturais. As atividades serão realizadas no Espaço Social JCA, sempre no período da noite:

  • Quinta-feira (4): Salvaguarda do Patrimônio Cultural (19h às 21h).
  • Sexta-feira (5): Gerenciamento de Carreira Musical (19h às 20h30) e Plataformas Digitais, ECAD e Direitos Autorais (20h30 às 22h).
  • Sábado (6): Conversa com Manoel Cordeiro sobre o manifesto “MPB feita na Amazônia” e roda de diálogo sobre produção cultural no interior do Pará (18h às 19h30).

Encerramento do festival

O último dia, sábado (6), terá início às 19h com apresentações das bandas Automóveis, Tajmahal e The Boz, representando o rock autoral de Capitão Poço e Capanema.

Também sobem ao palco Sandrinha Eletrizante, Melque do Marco, Los Pelicanos, o rapper Garça Negra, Netto Lima e Manoel Cordeiro. O encerramento ficará por conta do DJ Jamilão Perturbação, de Capitão Poço.