MENU

BUSCA

Fabricio Ferreira lança “Encantaria”, livro infantojuvenil de fantasia amazônica

O livro foi vencedor do Prêmio Literário Cidade de Manaus 2023, na categoria infantojuvenil, e será publicado pela Editora Caravana, de Minas Gerais.

Redação O Liberal

Muito já se escreveu sobre as lendas e mitos que povoam o imaginário amazônico. Mas e se os seres dessa mitologia habitassem uma terra de repleta de magia, um verdadeiro universo escondido no coração da floresta? Essa é a premissa de “Encantaria”, novo livro do escritor Fabricio Ferreira, que entrou em pré-venda na última terça, dia 16.

“Encantaria” é uma novela infantojuvenil que conta a história dos amigos pré-adolescentes Flor e Marcos, da Vila do Grão, uma comunidade de ribeirinhos que se vê obrigada a deixar o lugar onde sempre viveram para a construção de uma mineradora. No dia anterior à mudança, os dois amigos vão tomar um banho de rio quando são levados para um mundo mágico, aonde vão encontrar o Curupira, a Cobra-Grande, a Matinta, a Iara, entre outros seres míticos da Amazônia. Recepcionados pelo misterioso Capitão Capa Preta, Flor e Marcos terão que decidir em quem confiar, enquanto tentam voltar para a sua comunidade, antes que ela não exista mais.


O livro foi vencedor do Prêmio Literário Cidade de Manaus 2023, na categoria infantojuvenil, e será publicado pela Editora Caravana, de Minas Gerais. A capa conta com ilustração da artista Helena Renato e prefácio do poeta e escritor Airton Souza. Além disso, o livro é ilustrado com desenhos a lápis do próprio autor, que também é ilustrador.


“A ideia para este livro surgiu há muitos anos. Eu sempre quis criar uma história em que toda a mitologia amazônica fosse reunida em um mundo mágico, como nos filmes do famoso estúdio Ghibli, que inclusive é uma das minhas inspirações, entre outras. Também é uma história que passa uma mensagem sobre valorizar o nosso lugar, onde estão nossas raízes e o saber ancestral do povo amazônico”, diz Fabricio Ferreira.

VEJA MAIS

Projeto Tecendo Sonhos leva oficinas formativas em artes para adolescentes de escolas públicas
Neste ano, o projeto retorna com oficinas de teatro, artes visuais, dança e música, impactando positivamente na formação de crianças, adolescentes e jovens que vivem nas periferias.

Pará ganha mais um Ponto de Cultura: Instituto Nova Amazônia, de Bragança
Além de Ponto de Cultura, o INÃ é reconhecido como Ponto de Memória desde 2023 pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Conheça e colabore!

Trecho:

 – Ah, Encantaria... ao longo dos séculos, recebeu mui¬tos nombres e foi procurada por muitos aventureiros, sem sucesso... Mas, ao invés de ouro ou riquezas, esta terra não tem nada além de... encantos... um lugar onde o tempo para...

Sobre o autor

Fabricio Ferreira é escritor e ilustrador nascido e criado no bairro da Pedreira, periferia de Belém, Pará. Escreve contos de terror e crônicas a partir do cotidiano da periferia amazônica. Em poesia, obteve menção honrosa no concurso Dalcídio Jurandir 2008 e foi vencedor do 7º Prêmio Inglês de Sousa, em 2022.

Em prosa, foi um dos vencedores do Prêmio Off Flip de Literatura 2021, gênero crônica; e vencedor do Prêmio Literário Cidade de Manaus 2023, gênero infantojuvenil. É Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará. Autor de Movimento Rápido dos Olhos (contos, Folheando, 2023).

Compre agora!

A pré-venda segue até agosto, quando os livros serão enviados para os leitores. "É importante comprar o livro na pré-venda, pois é uma forma de cobrir os custos de produção, já que é uma publicação independente", finaliza Fabricio. Clique aqui para adquirir o livro!